Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

ISEP cria laboratório remoto, 200 alunos têm acesso a partir de casa

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) criou um Laboratório Remoto de Automação e Controlo (LRAC), através do qual mais de 200 alunos têm acesso remotamente como se estivessem em aulas presenciais, foi hoje anunciado.

ISEP cria laboratório remoto, 200 alunos têm acesso a partir de casa
Notícias ao Minuto

12:12 - 12/02/21 por Lusa

País ISEP

Em comunicado, o instituto do Porto afirma que o laboratório surge para mitigar os efeitos provocados pelas medidas de confinamento em vigor, devido à covid-19, que impedem o acesso a aulas práticas de laboratório.

Através deste novo método de ensino, mais de 200 alunos têm, desde o primeiro semestre, acesso aos laboratórios remotamente como se estivessem em aulas presenciais.

O LRAC, que está disponível 24 horas por dia, permite a simulação, por controlo remoto, do equipamento existente nos laboratórios onde habitualmente decorrem as aulas práticas.

"A vontade de alcançar objetivos ainda mais ambiciosos, assim como a necessidade de os estudantes conseguirem realizar os trabalhos laboratoriais à distância -- utilizando equipamento de automação industrial -- deram origem à criação do LRAC", esclarece o ISEP.

Citado no comunicado, Jorge Tavares, investigador do ISEP, afirma que a plataforma "também é utilizada para complementar e enriquecer as aulas teóricas à distância, com demonstrações práticas e em tempo real, tornando o ensino 'online' mais interessante e motivador".

"O espaço ganha vida através do equipamento industrial -- maioritariamente da Siemens e Schneider - e de diversos elementos elaborados de raiz no Departamento de Engenharia Eletrotécnica, provenientes de várias áreas da engenharia eletrotécnica, como por exemplo microcontroladores, redes privadas virtuais ou encaminhamento de tráfego com ferramentas Linux", acrescenta o investigador.

Segundo o ISEP, no segundo semestre, os exames vão ser realizados com recurso a esta ferramenta.

O projeto, que segue a visão da Indústria 4.0, Robótica e Automação, pretende ser integrador de várias áreas da engenharia eletrotécnica.

Leia Também: Ensino à distância 'dispara' procura por portáteis, tablets e secretárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório