Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Ministros da Investigação e Inovação debatem carreiras científicas

Os ministros responsáveis pela Investigação e Inovação na União Europeia (UE) reúnem-se na quarta-feira por videoconferência para debater o reforço do Espaço Europeu de Investigação, através nomeadamente do desenvolvimento de carreiras científicas na Europa.

Ministros da Investigação e Inovação debatem carreiras científicas
Notícias ao Minuto

16:19 - 02/02/21 por Lusa

País UE/Presidência:

Realizada no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, a reunião é presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e conta com a participação da comissária europeia Mariya Gabriel, que tutela a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude no executivo europeu.

O principal ponto na agenda, segundo nota oficial, é "aprofundar o debate em curso sobre o reforço da Área Europeia de Investigação (European Research Area -- ERA), em particular no desenvolvimento de carreiras científicas na Europa", com vista a "preparar as conclusões a adotar na reunião formal de ministros", no final de maio, em Bruxelas.

A questão foi avançada na semana passada pelo ministro, quando apresentou no Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa para esta área.

Manuel Heitor defendeu na ocasião que "a Europa precisa de mais cientistas" e anunciou que irá lançar neste conselho informal a ideia de "desenvolvimento de carreiras" com base num "novo sistema de observação de fluxos de investigadores" e um código de conduta "revisto e mais afinado" para a investigação, usando as alianças entre universidades europeias.

Os ministros dos 27 Estados-membros vão igualmente abordar prioridades da presidência portuguesa nesta área, como a relação entre a investigação e inovação e a criação de novos empregos, designadamente através de sinergias entre o programa Horizonte Europa, os programas nacionais de recuperação económica (Next Generation EU) e os fundos estruturais.

A colaboração interinstitucional orientada para a colaboração e a geração de novas competências e conhecimentos e o estímulo "à atração, alargamento e promoção de recursos humanos qualificados na área de investigação europeia, em instituições públicas e privadas" são outras das prioridades portuguesas na agenda do encontro.

A videoconferência realiza-se um dia depois do lançamento do novo programa Horizonte Europa, a principal iniciativa da UE para apoiar a investigação e a inovação com um orçamento previsto de 95,5 mil milhões de euros, a aplicar entre 2021 e 2027.

No final da reunião, realiza-se uma conferência de imprensa conjunta com o ministro Manuel Heitor, a comissária Mariya Gabriel e o ministro para a Educação e Investigação da Alemanha, Thomas Rachel.

Leia Também: Ensino à distância? "Devemos estar preocupados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório