Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Creches e respostas sociais encerradas em São Miguel a partir de 6ª feira

O Governo dos Açores decretou hoje o encerramento, a partir de sexta-feira, de todas as valências sociais sem alojamento, como creches, jardins de infância e centros de atividades de tempos livres, mantendo os cuidados ao domicílio.

Creches e respostas sociais encerradas em São Miguel a partir de 6ª feira
Notícias ao Minuto

17:26 - 07/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a vice-presidência, que tutela a área da Solidariedade Social, anuncia que determinou "o encerramento das respostas sociais sem alojamento da ilha de São Miguel, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas e de assegurar a segurança e a saúde de todos os cidadãos, nomeadamente dos mais desprotegidos".

Esta medida surge depois de terem sido hoje anunciadas várias medidas de contenção do novo coronavírus na maior ilha açoriana, incluindo o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino a partir de sexta-feira, e até 15 de janeiro, transitando para o regime de ensino à distância.

O documento esclarece que as respostas sociais que serão encerradas são "creches e amas, jardins de infância, centro de atividades de tempos livres e centros de inclusão social, centros de atividades ocupacionais e centros de atendimento e acompanhamento social/pessoas com deficiência, transporte adaptado e centros de dia".

"No entanto, e uma vez que estas valências sociais cumprem um trabalho fulcral de apoio a idosos e a pessoas dependentes, prosseguindo uma missão solidária que se quer assegurada, a Vice-Presidência do Governo determinou que estas devem manter a sua atividade de apoio e de proteção a este grupo de pessoas, sobretudo através dos seus serviços de apoio domiciliário", garante a tutela.

Além do encerramento de todos os estabelecimentos escolares, o Governo Regional decretou a limitação de ajuntamentos na via pública a quatro pessoas e o encerramento de cafés e restaurantes às 15:00, mantendo serviço de entrega ao domicílio ou 'take-away'.

Está também proibida a circulação entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana e a partir das 15:00 ao fim de semana e o comércio local e centros comerciais devem encerrar às 20:00.

Por outro lado, haverá "obrigatoriedade de teletrabalho, sempre que as funções e a atividade o permitam" para pessoas com mais de 60 anos ou que tenham determinadas patologias e, no caso de não ser possível, será obrigatório o "desfasamento de horário".

As medidas vão vigorar durante o período do novo estado de emergência, até 15 de janeiro, e serão aplicadas apenas à ilha de São Miguel, onde se têm registado mais casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Os Açores têm atualmente 564 casos positivos ativos de infeção, dos quais 519 na ilha de São Miguel, 39 na ilha Terceira, três na ilha das Flores e três na ilha do Faial.

Desde o início do surto foram detetados 2.346 casos, tendo-se registado 22 óbitos e 1.666 recuperações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório