Mau tempo. Proteção Civil da Madeira emite recomendações para região

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira emitiu hoje um conjunto de recomendações face às previsões de mau tempo para o arquipélago, que vai estar sob aviso laranja na próxima segunda-feira.

Proteção Civil registou 445 ocorrências até às 14:00 devido ao mau tempo

©

Lusa
02/01/2021 17:21 ‧ 02/01/2021 por Lusa

País

Proteção Civil

 

O SRPC refere em comunicado que devido à "formação de um extenso vale depressionário orientado para sueste, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, acompanhados de trovoada, ao nível de aviso laranja, durante o dia 04", particularmente entre as 09h00 e as 15h00 horas.

Também menciona que o vento será "temporariamente forte de sul/sueste, com rajadas que poderão atingir os 90 quilómetros/hora", existindo condições para que "o aviso amarelo do vento possa ser estendido à costa sul da Madeira".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou hoje o agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira, tendo colocado as ilhas da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja na próxima segunda-feira.

Devido a estas condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil da Madeira recomenda que a população adote uma "condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial cuidado com a possível formação de lençóis de água".

Também sugere que as pessoas desobstruam os sistemas de escoamento das águas pluviais, retirem inertes e demais objetos que constituam obstáculos ou possam ser arrastados pelas águas

Alerta igualmente para os riscos que representam os percursos auto e apeados, "sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras", aconselhando a cuidados redobrados.

A SRPC salienta a importância de ter "especial cuidados na circulação e permanência junto de áreas arborizadas" devido ao perigo de queda de ramos, árvores ou outros detritos na faixa de rodagem.

Ainda deve ser dada a devida atenção a "danos em infraestruturas montadas e suspensas", indica, concluindo que a população deve estar atenta às informações meteorológicas e às indicações emanadas pela Proteção Civil e as forças de segurança.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas