Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Médicos e enfermeiros do Hospital de Barcelos fardam-se num pavilhão

A Ordem dos Enfermeiros acusou hoje o Hospital de Barcelos de obrigar os profissionais de saúde a fardarem-se e desfardarem-se num pavilhão desportivo, situado a "cerca de 200 metros" de distância das instalações hospitalares.

Médicos e enfermeiros do Hospital de Barcelos fardam-se num pavilhão
Notícias ao Minuto

22:43 - 06/11/20 por Lusa

País Hospital

"É uma situação que não garante segurança a profissionais e utentes e que põe em causa a dignidade pessoal daqueles profissionais", disse à Lusa o presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, descrevendo deslocações "à chuva e ao frio", num parque com um piso em terra batida, com a roupa com que estiveram em serviço.

Contactado pela Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, Joaquim Barbosa, confirmou a situação mas adiantou que "muito em breve" os profissionais de saúde já disporão de um "vestiário central", nas instalações do hospital.

"É bom lembrar que esta situação tem riscos associados de infeção", referiu a Ordem, dizendo que a situação dura desde março.

O presidente do Conselho de Administração do hospital disse que o novo pavilhão ficará a uns "20 metros" e que essa foi a solução encontrada no início da pandemia, face à exiguidade e aos "muitos constrangimentos físicos" das instalações do hospital.

"Reconhecemos que é uma alternativa que está longe de ser a ideal e a mais adequada, mas foi o que se conseguiu arranjar na altura", acrescentou.

Lembrou ainda que, durante muito tempo, o pavilhão esteve fechado à atividade desportiva, designadamente ao hóquei em patins, por causa da pandemia de covid-19, pelo que era apenas utilizado pelos profissionais de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório