Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Buenos Aires fora de "quarentena eterna". Europa confinada?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Buenos Aires fora de "quarentena eterna". Europa confinada?
Notícias ao Minuto

16:05 - 06/11/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os dados do mais recente boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta sexta-feira, dão conta de que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 5.550 novos casos e 52 mortes por Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já registou 166.900 infeções confirmadas e 2.792 óbitos.

Depois de o Presidência da República ter enviado para o Parlamento o decreto do Estado de Emergência, que vai vigorar durante 15 dias, entre 9 e 23 de novembro, esta tarde de sexta-feira, os deputados deram 'luz verde' ao decreto presidencial. Ainda hoje, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país. Saiba que direitos poderão ser limitados pelo Estado de Emergência aqui

O mundo registou um recorde de 600 mil novos casos num dia e elevou para 1.235.140 o número de mortes desde que foram relatados os primeiros casos em dezembro.

Consulte ainda a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo nestes mapas interativos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

00h00 - Boa noite! Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sábado. sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentesCaso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h41 - O número de infetados com o novo coronavírus no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche subiu hoje para 86, entre utentes e funcionários, informou o município.

23h11 - Argentina anunciou o fim da chamada "quarentena eterna" na região de Buenos Aires, mas manteve o isolamento em outras dez províncias, apostando na "epopeia do fim do vírus", a partir de dezembro, com a vacina russa.

23h07 - Francisco Louçã considera que o novo Estado de Emergência, que entra em vigor na próxima segunda-feira, "pode criar mais problemas do que os que resolve". "Não tem nenhum sentido caminhar-se para um recolher obrigatório", defendeu no seu espaço habitual de comentário, na SIC. "É totalmente desequilibrado não se vai aplicar. É mau da ponto de vista da credibilidade das medidas".

22h56 - O Brasil registou 162.015 óbitos provocados pelo novo coroanvírus e um total de 5.631.181 casos de Covid-19 desde fevereiro, quando o primeiro doente foi identificado no país, informou hoje o Ministério da Saúde. O governo local também confirmou a notificação de 279 mortes e 18.862 casos de Covid-19 em 24 horas.

22h44 - Após uma sucessão de casos positivos de Covid-19 no plantel do Moreirense, o jogo frente ao Paços de Ferreira foi reagendado. Sem data certa até aqui, a Liga informou esta sexta-feira que a partida se irá realizar a 1 de dezembro, pelas 21h45.

22h12 - A Europa está, gradualmente, a regressar a um confinamento, agora mais flexível, para tentar controlar a segunda vaga de Covid-19 num continente onde já morreram mais de 300 mil pessoas.

21h33 - Os testes de antigénio para deteção do novo coronavírus, que Portugal começará a usar na próxima semana, são uma das modalidades de testes de diagnóstico rápido para a Covid-19 possíveis, mas não isenta de riscos, segundo a Nature.

21h16 - A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) disse hoje que a descentralização dos locais de entrada e saída dos trabalhadores visa reduzir as concentrações e o risco de contágio da Covid-19, desvalorizando a posição do sindicato CESP.

21h03 - O Presidente da República defendeu hoje que se deve acelerar "o investimento na saúde, e em particular nos seus heroicos profissionais" também no quadro do Orçamento do Estado para 2021, "com trabalho e humildade".

20h56 - A Madeira registou hoje oito novos casos de Covid-19 - seis importados e dois de transmissão local - e 23 recuperações, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que o total de infeções ativas é agora de 187.

20h17 - "Acabei de assinar o decreto relativo ao segundo estado de emergência no decurso da pandemia que dura há oito meses e que sabemos poder prolongar-se por alguns mais", anunciou o Presidente da República. "Uma coisa é certa, o objetivo visado deve ser de tentar garantir a todos eles os legítimos direitos à vida e à saúde, um desafio que não acaba neste mês de novembro, nem em dezembro, nem, provavelmente, nos primeiros meses de 2021. Mas que tem em novembro um teste essencial, porque as semanas que se seguem têm de ser de esforço coletivo, de contenção da subida inquietante de internados em geral, e nos cuidados intensivos, em especial. Por forma a evitarmos todos um dezembro agravado, e com isso restrições mais drásticas e  indesejáveis", referiu

20h02 - A medida que vai permitir aos consumidores acumular o IVA gasto em despesas com restauração, alojamento e cultura e deduzi-lo nas compras seguintes, o 'IVAucher', vai funcionar por períodos de 12 semanas e não por trimestre.

19h44 - Angola registou mais 121 infeções pelo novo coronavírus e mais uma morte, contabilizando agora 300 óbitos, anunciou hoje a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. Dos novos casos, 65 foram notificados em Luanda, 27 em Benguela, 15 em Cabinda, oito no Cunene, três no Huambo e três no Uíje, com idades entre 3 e 94 anos.

19h40 - França anunciou, esta sexta-feira, que 60.486 pessoas testaram positivo para o coronavírus no espaço de 24 horas, um aumento face aos mais de 58 mil contágios registados ontem. Morreram ainda mais 828 pessoas, mais do dobro do dia anterior (363). Totaliza assim 1.661.853 casos de infeção e 39.865 óbitos desde o início da pandemia.

19h34 - O ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital disse hoje que nas linhas de apoio Covid-19 estão contratados 6 mil milhões de euros, sendo que mais de metade (57%) dos beneficiários são microempresas. Pedro Siza Vieira falava na audição conjunta das comissões de Orçamento e Finanças e Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

19h11 - Cabo Verde chegou aos 100 óbitos devido à Covid-19, com mais três em 24 horas, período em que registou 75 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.

19h08 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Hospital de Braga de estar a preparar despedimentos de enfermeiros em "plena segunda vaga da pandemia" de Covid-19, sublinhando tratar-se de uma situação "inadmissível, incompreensível e irresponsável".

19h01 - A ministra da Saúde frisou hoje, no Porto, e depois de visitar o Tâmega e Sousa, que a resposta à pandemia da Covid-19 "por mais planeamento que haja é muito difícil" e que "cada hospital faz o melhor". "Cada hospital fez certamente o melhor para se preparar (...). Nenhuma unidade do Serviço Nacional de Saúde está livre de sofrer uma pressão", referiu Marta Temido

18h42 - A Direção-Geral da Saúde partilhou hoje, através das redes sociais, algumas medidas essenciais para se proteger do contágio pela Covid-19. 

Algumas das dicas são:

  • Evite aglomerados e contacto em proximidade;
  • Fique apenas o tempo necessário em espaços fechados;
  • Evite espaços com pouca ventilação;
  • Não saia de casa se estiver doente;

18h37 - Roberto Mancini, selecionador italiano, também terá testado positivo na Covid-19, conforme noticiado em comunicado oficial pela Federação do país. O técnico estará assintomático e cumpre isolamento em casa, não devendo apresentar-se para orientar a seleção transalpina nos próximos encontros. 

18h33 - Ministério da Saúde espanhol referiu que foram detetados 22.516 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 347 óbitos, um número ligeiramente abaixo do que tem vindo a ser registado nos últimos dias. No total, Espanha soma 1.306.316 casos confirmados e 38.833 vítimas mortais.

17h34 - O Estabelecimento Prisional de Tires regista 121 casos positivos à Covid-19 entre as reclusas, após terem sido testadas 320, naquele que é considerado o primeiro surto numa prisão, revelou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGSP).

17h21 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai reforçar "no imediato" a capacidade de internamento para doentes com Covid-19 com mais 40 camas de enfermaria, passando de 80 para 120 vagas, um aumento de 50%, anunciou hoje a instituição.

17h16 - Estado de Emergência aprovado. Com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, o decreto presidencial que propor o quarto Estado de Emergência foi aprovado esta tarde no Parlamento. Contra e como já era esperado votaram PCP, PEV, IL e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. Abstiveram-se nesta votação o BE, PAN e o deputado único do Chega.

17h11 - A União de Associações do Comércio e Serviços aplaudiu hoje a criação do programa Apoiar.pt, para micro e pequenas empresas do setor, mas reivindica um novo regime de 'lay-off' simplificado e uma análise "detalhada" do teletrabalho obrigatório.

17h08 - A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que "o mercado não tem a disponibilidade de outros momentos" no que se refere ao recrutamento de profissionais para acudir à pandemia da Covid-19, mas frisou que Portugal "não é exceção".

16h52 - A Assembleia da República cumpriu hoje um minuto de silêncio em "homenagem às vítimas mortais da Covid-19" em Portugal. O minuto de silêncio foi pedido pelo presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, antes de começar o debate para decretar sobre o estado de emergência em Portugal, o que acontece pela quarta vez nos últimos oito meses, como sublinhou.

16h41 - O Reino Unido registou 355 mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas e 23.287 novas infeções, anunciou o Ministério da Saúde britânico. O total acumulado desde o início da pandemia é agora de 1.146.484 contágios confirmados e de 48.475 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

16h28 - internacional bósnio Edin Dzeko, que alinha sob as ordens do treinador português Paulo Fonseca na AS Roma, recorreu, esta sexta-feira, às redes sociais para anunciar que foi diagnosticado Covid-19. A notícia surge menos de 24 horas depois de o avançado ter sido suplente não utilizado na goleada aplicada pelo conjunto italiano ao Cluj, por 5-0, em partida referente à sétima jornada da fase de grupos da Liga Europa.

View this post on Instagram

Ciao a tutti, purtroppo sono positivo al Covid19 e come sapete dovrò rispettare il periodo di quarantena. Voglio tranquillizzare tutti quelli che mi conoscono, fortunatamente non ho sintomi particolari. Per alcuni giorni sarò costretto a rimanere distante dai miei compagni, ma con la mente e con il cuore starò con loro, a cominciare da domenica: daje ragazzi. Forza Roma

A post shared by Edin Dzeko (@ed_dzeko) on Nov 6, 2020 at 8:02am PST

16h25 - Itália bateu esta sexta-feira um novo recorde. proteção civil italiana revelou que foram identificados 37.809 novos casos de Covid-19 e morreram 446 pessoas em 24 horas. O país regista 862.681 infetados e já passou a marca das 40 mil mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia (nesta altura soma 40 638 vítimas mortais).

16h21 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 19 casos positivos de Covid-19, sendo 17 na ilha de São Miguel e dois no Pico, diagnosticados na sequência de 1.265 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

16h19 - Um surto de infeção pelo novo coronavírus regista 23 casos positivos entre utentes e funcionários do "Hospitel" da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, uma estrutura para idosos criada para reunir os conceitos de hospital e hotel.

16h11 - Catorze utentes do lar professor Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, recuperaram da infeção pelo novo coronavírus, existindo atualmente 15 casos positivos, três dos quais hospitalizados, disse hoje o diretor técnico daquela estrutura.

16h08 - O futebolista internacional brasileiro Alex Telles, que trocou o FC Porto pelo Manchester United no último mercado, voltou hoje aos treinos depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, anunciou o clube inglês.

15h52 - A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que o Hospital de Penafiel, que chegou a registar 10% dos internamentos Covid-19 a nível nacional, está no "centro do furacão", mas assegurou que foram assumidos compromissos para garantir meios imediatamente.

15h44 - Mais duas pessoas morreram em Moçambique devido à Covid-19, elevando o número de óbitos para 99, quando se registaram ainda 94 novos casos positivos, anunciou hoje o Ministério da Saúde. As vítimas mortais, um homem de 57 anos e uma mulher de 55. 

15h39 - Três utentes da Casa de S. João de Deus, em Barcelos, distrito de Braga, infetados pelo novo coronavírus morreram em unidades de saúde para onde tinham sido entretanto transferidos, disse hoje fonte da instituição.

15h36 - Um operacional dos Bombeiros da Trofa está infetado com o novo coronavírus, quatro estão em isolamento profilático e 93 aguardam o rastreio, disse hoje à Lusa o presidente da corporação, Luís Elias. O bombeiro que testou positivo "deu o alerta na segunda-feira, após o que foi testado", comunicando o resultado positivo na quinta-feira, relatou o responsável da corporação.

15h27 - A mara de Aljustrel, no Alentejo, reativou a linha de apoio social criada devido à pandemia de Covid-19 para ajudar pessoas em isolamento obrigatório, com dificuldades de locomoção ou doenças crónicas ou autoimunes e sem suporte familiar.

15h13 - A ministra da Saúde, Marta Temido, falou aos jornalistas onde referiu que a "incidência dos novos casos situa-se sobretudo na Região de Saúde do Norte", seguida de Lisboa e Vale do Tejo. Quanto à evolução dos óbitos, a ministra considerou que "temos, de facto, essa letalidade da doença que tem subido nos últimos dias e que é bastante preocupante". Falou ainda com profissionais de saúde do Hospital de Penafiel e deixou-lhes uma mensagem de que "não podemos baixar a guarda" e que "a resposta a esta pandemia" tem merecido por parte destes "o melhor de si próprios".

15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo sobre a evolução da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Fique connosco, mas pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório