Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Autarca alerta para falta de médicos nas extensões de saúde de Alcácer

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal), Vítor Proença, alertou hoje para a falta de médicos nas extensões de saúde e insistiu na colocação de uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), "prometida há vários anos".

Autarca alerta para falta de médicos nas extensões de saúde de Alcácer
Notícias ao Minuto

16:39 - 08/10/20 por Lusa

País Saúde

Alcácer do Sal, Setúbal, 08 out 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal), Vítor Proença, alertou hoje para a falta de médicos nas extensões de saúde e insistiu na colocação de uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), "prometida há vários anos".

Num ofício enviado à ministra da Saúde, Marta Temido, o autarca chamou a atenção "para a grave situação que o município atravessa, particularmente com a falta de médicos e de uma viatura de Suporte Imediato de Vida" no Serviço de Urgência Básico (SUB) da cidade.

Segundo um comunicado do município alentejano, o Centro de Saúde de Alcácer do Sal funciona atualmente com "oito médicos, sendo quatro deles prestadores de serviços", e a extensão de saúde de Casebres, no interior do concelho, "não tem médico afeto", fazendo com que "nos meses de julho, agosto e setembro tenha havido uma única consulta por mês".

Nas extensões de saúde de Palma e Santa Susana "uma médica dá consulta uma vez por semana", enquanto na Comporta as consultas são asseguradas por uma médica "quatro vezes por semana" e, na extensão do Torrão, inaugurada em 2018, "uma das médicas irá entrar de licença por gravidez", prossegue.

"Segundo dados do INE de 2019 no âmbito da saúde, Portugal tem, em média, um médico por cada 185 habitantes e Alcácer do Sal está entre os concelhos pior servidos de médicos, apresentando, em média, um clínico por cada 1.062 habitantes", lê-se no comunicado.

No documento enviado ao Ministério da Saúde, o autarca alertou ainda para a "inaceitável e gravíssima" falta de médicos especialistas "em mais de dez especialidades, assim como de enfermeiros e outros profissionais, a par da falta de uma viatura SIV prometida há vários anos para o concelho".

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no litoral alentejano, quer saber que "medidas concretas estão a ser adotadas para colocar mais médicos no concelho", quantos deverão ser colocados ao longo do próximo ano e que "incentivos suplementares e adicionais estão a ser adotados para atrair mais médicos".

O autarca quer ainda saber "para quando a dotação de uma viatura SIV para Alcácer do Sal".

Já em 2018, Vítor Proença insistiu na necessidade urgente de colocação de uma viatura SIV, reclamada há oito anos, devido "às longas distâncias, com pontos que distam cerca de 90 quilómetros" da sede da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), em Santiago do Cacém.

Numa carta dirigida, na altura, ao presidente do conselho diretivo do INEM, o autarca defendeu a necessidade urgente de uma SIV em Alcácer do Sal para fazer face à "escassez de meios" e "distâncias enormes" que as viaturas de socorro têm de percorrer "devido à grande extensão territorial do concelho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório