Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais de 338 mil casos reportados hoje; Brasil soma 729 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 338 mil casos reportados hoje; Brasil soma 729 mortes
Notícias ao Minuto

15:38 - 08/10/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal registou mais de mil novos casos nas últimas 24 horas, algo que só aconteceu três vezes desde o início da pandemia. O país contabiliza agora um total de 2.050 óbitos e 82.534 casos confirmados, sendo que 1.278 infeções e 10 mortes ocorreram no último dia.

Perante este número, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, deixou um alerta: "Temos de nos preparar para o que aí vem".

Desde o início da pandemia, em março, este é o segundo maior número diário de casos de infeção. O maior registou-se a 10 de abril com 1.516.

A Comissão Europeia concluiu hoje um contrato com a farmacêutica belga Janssen, do grupo norte-americano Johnson & Johnson, para permitir que a potencial vacina para a Covid-19 desenvolvida pela companhia chegue a 200 milhões de europeus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Este registo termina por aqui, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h49 - Brasil deverá ter cerca de 142 milhões de doses de vacinas no 1.º semestre de 2021. Em conferência de imprensa na tarde de hoje, o Ministério da Saúde brasileiro informou que deverá ter cerca de 142 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicar na população no primeiro semestre de 2021, tendo em conta o contrato firmado com a farmacêutica AstraZeneca e a participação do país no programa global Covax Facility, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

23h38 - Cinco ilhas gregas isentas de quarentena à chegada de Inglaterra, Wales e Irlanda do Norte. Todas as pessoas que regressem de Lesbos, Tinos, Serifos, Santorini e Zakynthos estão isentas da quarentena obrigatória, a partir de sábado.

23h32 - Duas centenas de adeptos no regresso do público aos jogos da II Liga. Cerca de duas centenas de adeptos marcaram hoje presença nas bancadas do Estádio do Fontelo, em Viseu, cerca de sete meses depois do último jogo com espetadores na II Liga de futebol em Portugal.

23h25 - Países ibero-americanos querem minimizar efeitos do surto na Educação. Os ministros da Educação dos países ibero-americanos discutiram hoje o impacto da pandemia da Covid-19 no ensino, concordando sobre modelos de aprendizagem mais flexíveis, escola digital e formação ao longo da vida para minimizar efeitos negativos.

23h08 - Brasil reporta 27.750 novos casos. O Ministério da Saúde brasileiro reportou, esta quinta-feira, 27.750 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 5.028.444 casos confirmados de infeção pela Covid-19.

No que diz respeito ao número de mortes, o total acumulado é de 148.957, um aumento de 729 face a ontem.

22h48 - África do Sul vai realizar testes de antigénios em postos fronteiriços. A África do Sul anunciou hoje que irá colocar equipamentos de teste de antigénios nos postos fronteiriços, como uma alternativa para os viajantes que não tenham feito um teste de despistagem à Covid-19 com base em biologia molecular (RT-PCR).

22h33 - Governo central espanhol e comunidade de Madrid reúnem-se amanhã. A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, informou, através do Twitter, que se irá reunir com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, na manhã de sexta-feira, para "encontrar alternativas" ao estado de emergência.

22h22 - Autoridades pedem a funcionários da Casa Branca para fazerem testes. O Departamento da Saúde de Washington pediu hoje a todos os funcionários da Casa Branca que participaram num evento que decorreu no Rose Garden, no final de setembro, para fazerem o teste de despistagem do novo coronavírus.

22h09 - Sobe para 20 número de alunos infetados na Universidade de Aveiro. A Universidade de Aveiro (UA) registou hoje mais cinco alunos que testaram positivo à Covid-19, elevando para 20 o número de infetados, informou fonte académica.

22h01 - Novo recorde de novos casos em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde reportou hoje um recorde no aumento diário dos casos de infeção pelo novo coronavírus, com um total de 338.779 em 24 horas. Uma subida liderada por um aumento de infeções na Europa, reporta a Reuters.

21h34 - Governo espanhol prepara-se para confinar Madrid. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou um Conselho de Ministros extraordinário para sexta-feira para declarar o estado de emergência em Madrid, reporta o El País. Este anúncio surge depois do Tribunal Superior de Justiça madrileno ter rejeitado as medidas que restringem a movimentação das pessoas na capital de Espanha.

21h30 - Angola com mais 95 casos e dois óbitos. Angola registou 95 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais dois óbitos nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano. Os novos casos têm entre 7 e 69 anos, sendo 64 do sexo masculino e 31 do sexo feminino.

20h12 - Diretor de lar de Caminha queixa-se de "ineficácia" de equipa de intervenção rápida. O diretor do lar de Seixas, em Caminha, disse hoje que a equipa de intervenção rápida atribuída à instituição está a "falhar redondamente", confirmando que o número de utentes infetados subiu para 33, e de mortes para duas.

19h58 - Pequenos gestos que protegem. A Direção-Geral da Saúde recordou, esta quinta-feira, "pequenos gestos que protegem" contra o novo coronavírus.

"A etiqueta respiratória, a lavagem frequente das mãos, o distanciamento físico e a utilização da máscara são pequenos gestos que o protegem. A si e aos outros", pode ler-se na publicação da autoridade de saúde.

19h46 - Madeira com seis novos casos totaliza 87 infeções ativos. A região autónoma registou nas últimas 24 horas seis novos casos positivos de Covid-19, todos importados, contabilizando 87 infeções ativas e um total cumulativo de 263 casos confirmados no arquipélago, anunciou hoje a autoridade regional de Saúde.

19h25 - Misericórdia de Bragança reconhece falhas no surto que afeta os lares. O porta-voz da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, José Fernandes, afirmou hoje que a instituição reconhece ter falhado no surto de Covid-19 que afeta essencialmente lares de idosos, com quatro óbitos e 98 utentes e 26 trabalhadores infetados.

19h18 - Centro da Força Aérea na Ota com 16 testes positivos entre militares. Um total de 16 militares do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa, na Ota (Alenquer), testaram positivo ao novo coronavírus SARS-CoV-2, confirmou hoje à agência Lusa o porta-voz da instituição.

19h11 - Mais quatro cidades francesas colocadas em zona de alerta máximo. Mais quatro cidades do leste e norte da França vão passar a partir de sábado a zona de alerta máxima devido à degradação dos indicadores da epidemia de Covid-19, anunciou hoje o ministério da Saúde francês.

A classificação de alerta máximo, já em vigor para as cidades de Aix-Marseille (sudeste), Paris e para a ilha de Guadalupe (Antilhas francesas), será agora aplicada a Lyon, Grenoble, Saint-Etienne e Lille, e implica o reforço das medidas sanitárias.

19h00 - Mais de 40 estudantes universitários infetados no Porto. Mais de 40 estudantes do ensino superior no Porto estão infetados com Covid-19, concluiu o rastreio iniciado depois de um aluno do programa ERASMUS da Universidade ter testado positivo, avançou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N). Até ao momento, há 49 casos positivos associados a este surto, acrescentou a ARS-N.

18h57 - Em oito meses, ASAE apreendeu mais de um milhão de máscaras. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, nos últimos oito meses, mais de um milhão de máscaras. Desde março até hoje, a ASAE apreendeu 1.123.093 de máscaras na sequência de diversas ações de fiscalização que foram levadas a cabo a nível nacional.

18h45 - Cinco profissionais com Covid-19 no Centro de Saúde de Montalegre. Cinco profissionais do centro de Saúde de Montalegre, entre os quais dois médicos, testaram positivo à Covid-19 e as instalações estão a funcionar depois da desinfeção do edifício, disse a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

18h35 - Ilha senegalesa de Gorée reabre ao turismo no próximo sábado. A ilha senegalesa de Gorée, um símbolo do comércio de escravos ao largo da costa de Dakar, vai retomar a sua atividade turística no próximo sábado, meses depois de um encerramento forçado pela pandemia de Covid-19.

18h22 - Covid "não é tão sazonal" como se pensou e imunidade de grupo vai tardar. Portugal ainda está longe de alcançar a imunidade de grupo, de acordo com Celso Cunha, virologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Para o especialista, "não vamos ter imunidade de grupo antes de termos uma vacina".

O virologista constatou ainda que "este vírus não é tão sazonal como se poderia esperar" porque "está permanentemente com capacidade de infetar em qualquer estação do ano e por isso temos assistido, desde o desconfinamento até agora, a um aumento gradual do número de casos".

18h10 - Ministro da Saúde espanhol deixa apelo a madrilenos. Depois de o Tribunal Superior de Madrid ter rejeitado hoje as medidas que restringem a movimentação das pessoas na capital de Espanha, que tinham sido impostas pelo Governo central para lutar contra o aumento dos casos de Covid-19, Salvador Illa deixou um apelo: "Independentemente do que se possa fazer a nível judicial, apelo à responsabilidade dos cidadãos sobre os riscos que podemos correr com a mobilidade".

As autoridades receiam que, com a anulação das medidas de restrição à mobilidade, centenas de milhares de madrilenos vão passar o fim de semana fora.

18h08 - Sete funcionárias infetadas em creche da Misericórdia da Maia. O número de funcionárias infetadas com Covid-19 numa creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia subiu hoje para sete, permanecendo em isolamento profilático 35 crianças por indicação das entidades de saúde, avançou hoje a provedora da instituição.

17h54 - Espanha notifica mais de 12 mil novos casos. O Ministério da Saúde espanhol reportou, esta quinta-feira, 12.423 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (um aumento face a ontem, em que foram 10.491), dos quais 5.585 foram diagnosticados nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total de casos confirmados sobe para 848.324.

Em termos de óbitos, foram reportados mais 126, mais 50 do que o notificado ontem (76).

17h34 - Mais de mil casos diariamente dificulta quebra de cadeias de transmissão. Mais de mil casos de Covid-19, "não sendo surpreendente", não é um valor desejável "numa base diária", porque mesmo sem agravar a mortalidade ou comprometer a capacidade de internamento, dificulta a resposta da saúde pública, defendem estes profissionais.

Para o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública está em causa a capacidade de quebrar cadeias de transmissão, sendo cada vez mais difícil aos médicos "já muito assoberbados" garantir que são feitos todos os contactos nas vigilâncias ativas.

17h30 - França com mais de 18 mil novos casos pelo 2º dia consecutivo. As autoridades sanitárias francesas reportaram, esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, 18.129 novos contágios, elevando o total de casos confirmados desde o início da pandemia para 671.638.

O número total de mortes aumentou para 32.521um aumento de 76 óbitos em relação ao dia anterior. 

17h29 - FMI diz que pandemia afeta mais as mulheres a nível económico. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou hoje que a pandemia de Covid-19 afetou mais as mulheres do que os homens a nível económico, especialmente devido ao papel que têm no cuidado dos filhos.

17h03 - Empresas recorrem a apoios para manter postos de trabalho por mais tempo. Cerca de 82% das empresas que estão a recorrer a apoios criados na sequência do 'lay-off' simplificado estão a optar por instrumentos que pressupõem manter postos de trabalho por mais tempo, disse hoje a ministra do Trabalho.

17h00 - Ibrahimovic volta a testar positivo à Covid-19Zlatan Ibrahimovic voltou a testar positivo ao novo coronavírus, segundo revelou a imprensa italiana nesta quinta-feira. O internacional sueco, a par do defesa brasileiro Leo Duarte, são os únicos casos positivos no plantel rossonero.

16h55 - Hospitais de Loures e Amadora "com uma pressão muito grande". O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, admitiu hoje em declarações à agência Lusa que os hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Fernando Fonseca (Amadora) "estão com uma pressão muito grande".

O Beatriz Ângelo "está numa zona onde os números de Covid são muito grandes", e tem estado a receber "mais de 140 doentes por dia" na sua área dedicada a casos de contágio pelo novo coronavírus, indicou.

16h54 - Presidente do Parlamento Europeu em isolamento. David Sassoli entrou hoje em isolamento após um membro da sua equipa ter testado positivo para a Covid-19, anunciou o líder da assembleia europeia, garantindo sentir-se bem e sem sintomas.

16h52 - Regeneron pede autorização para distribuir medicamento de Trump. A empresa de biotecnologia Regeneron, proprietária do tratamento com que o Presidente dos EUA, Donald Trump, foi tratado à Covid-19, solicitou uma autorização para disponibilizar a terapia a toda a população.

16h49  - Reino Unido reporta mais de 17 mil novos casos. Desde o início da pandemia, 561.815 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus no Reino Unido, sendo que 17.540 contágios foram reportados esta quinta-feira.

No que diz respeito ao número de óbitos, há registo de mais 77 desde ontem, aumentando para 42.592 o total de óbitos associados à Covid-19.

16h31 - Número de novos casos 'dipara' em Itália. Depois de ontem ter registado o maior número de novos casos em quase seis meses (3.678), Itália vê um novo aumento, com 4.458 contágios a serem registados nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde italianas reportaram ainda mais 22 mortes.

Com esta atualização, o total acumulado de infetados sobe para 338.398 e o de vítimas mortais para 36.083.

16h10 - Número de óbitos de utentes de lar do Entroncamento sobe para sete. O número de óbitos de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento, infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 subiu para sete (um deles inconclusivo), permanecendo internados cinco dos 45 idosos positivos, disse hoje o presidente do município.

15h45 - Disponibilidade para rever medidas? "É total". O Governo manifestou hoje disponibilidade total para rever as medidas necessárias para acompanhar a evolução da pandemia de Covid-19, remetendo para a próxima semana a decisão sobre as regras a aplicar na quinzena seguinte.

"A disponibilidade de revisão das medidas é total", garantiu a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

15h30 - Portugueses e espanhóis alertam para "suicídio económico" se fronteiras fecharem. Portugueses e espanhóis residentes junto à fronteira do Planalto Mirandês com Espanha rejeitam a ideia de um hipotético encerramento da fronteira, considerando mesmo tratar-se de um "suicídio económico" para esta região do interior peninsular.

15h20 - Consulte o relatório da situação epidemiológica em Portugal, desta quarta-feira.

15h15 - Sánchez quer voltar a avaliar medidas contra a pandemia em Madrid. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou hoje em Argel que é necessário voltar a estudar as medidas contra a progressão da Covid-19 em Madrid, depois de um tribunal ter anulado a estratégia do Governo central espanhol.

15h10 - Polónia determina uso de máscara obrigatório em espaços públicos. O uso de máscaras em espaços públicos será obrigatório em toda a Polónia a partir de sábado, devido a um aumento recorde no contágio do novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro polaco.

15h05  - Pelo menos 1,057 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.057.084 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Boa tarde. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório