Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Há mais 1.278 casos; Centro Infantil encerrado em Barcelos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Há mais 1.278 casos; Centro Infantil encerrado em Barcelos

Portugal registou, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico, mais dez mortos e 1.278 novos casos da Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 82 534 infeções confirmadas e 2.050 óbitos. Saliente-se que já antes de ser revelado o boletim da DGS, esta manhã, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou que a barreira dos mil novos casos diários tinha sido ultrapassada hoje. Por isso, afirmou, "temos de nos preparar para o que aí vem", alertou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que contrair Covid-19 foi uma "bênção de Deus" e garantiu que isso ajudará a "curar" outros norte-americanos, apesar de o próprio ainda não ter superado a doença.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.057.084 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h10 - Boa tarde! Este registo termina, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus num novo registo. Aceda aqui

15h05 - Sánchez quer voltar a avaliar medidas contra a pandemia em Madrid. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou hoje em Argel que é necessário voltar a estudar as medidas contra a progressão da covid-19 em Madrid, depois de um tribunal ter anulado a estratégia do Governo central espanhol.

14h58 - Presidente do Parlamento Europeu em isolamento. O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, entrou hoje em isolamento após um membro da sua equipa ter testado positivo para a Covid-19, anunciou o líder da assembleia europeia, garantindo sentir-se bem e sem sintomas.

14h49 - Açores com seis novos casos positivos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram seis casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, na sequência das 1.211 análises realizadas, e um doente recuperado, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h41 - Empresários querem alterações ao IRS das famílias. Os empresários portugueses defendem que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) deve incluir alterações ao IRS que apoiem as famílias, face ao impacto da pandemia covid-19, de acordo com um inquérito da consultora EY.

14h38 - Detido por violação do confinamento obrigatório em Famalicão. Um homem, de 49 anos, foi detido, ontem, pela GNR de Braga, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, na localidade de Pedome, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

14h34 - Onze profissionais do Hospital dos Covões em Coimbra infetados. A enfermaria de medicina interna do Hospital dos Covões, onde foi identificado o primeiro caso de Covid-19, "permanece encerrada a novas admissões, com todos os doentes que testaram negativo sob medidas de isolamento adequadas", afirmou o CHUC.

14h26 - Recrutamento de 48 médicos intensivistas "é importantíssimo". O especialista José Artur Paiva, da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19, considerou hoje "importantíssimo" o concurso para recrutar 48 médicos intensivistas no âmbito da capacitação necessária para o Plano Outono/Inverno.

14h08 - Misericórdia de Barcelos fecha Centro Infantil após quatro casos positivos. Em nota informativa publicada no seu site, a Misericórdia refere que o Centro Infantil está fechado hoje e na sexta-feira, enquanto se aguarda que todos os colaboradores sejam testados, apontando para a "próxima semana" a reabertura das instalações.

14h01 - Covid-19 no Mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.057.084 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

13h49 - Dados de Portugal. Foi publicado o boletim da DGS e que confirma a informação avançada esta manhã pelo secretário de Estado. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1.278 novos casos de Covid e dez óbitos (cinco na região Norte, três em Lisboa e Vale do Tejo e dois na região Centro).

13h09 - Loulé cancela Carnaval de 2021. A Câmara de Loulé cancelou o tradicional desfile do Carnaval previsto para 2021, que acolhe anualmente milhares de pessoas, para prevenir eventuais contágios de Covid-19, foi hoje anunciado.

12h53 - Fase de testes preventivos a funcionários de lares começa nesta semana. Os funcionários dos lares de idosos vão ser testados preventivamente a partir desta semana, na segunda fase do programa de testagem preventiva à Covid-19, anunciou hoje o Governo, de modo a identificar casos positivos e controlar a propagação.

11h50 - Bruxelas acorda com Johnson & Johnson vacina para 200 milhões. Comissão Europeia concluiu hoje um contrato com a farmacêutica belga Janssen, do grupo norte-americano Johnson & Johnson, para permitir que a potencial vacina para a covid-19 desenvolvida pela companhia chegue a 200 milhões de europeus.

11h40 - Reitor de Santuário deixa apelo: "Não corram o risco de vir a Fátima". No âmbito das celebrações de 12 e 13 de Outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu esta, quinta-feira, aos peregrinos que habitualmente vêm de mais longe que "não corram o risco de vir a Fátima, nestes dias"

11h33 - Tribunal anula restrições à mobilidade impostas em Madrid. O Tribunal Superior de Justiça de Madrid anulou, esta quinta-feira, as restrições à mobilidade impostas em Madrid pelo Governo de Espanha, avança o El País. As medidas, que afetavam a capital e outros nove municípios da comunidade, tinham sido tomadas pelo Ministério da Saúde de forma a tentar conter a propagação do novo coronavírus no país. 

Uma semana depois de terem entrado em vigor, o Tribunal Superior veio agora considerar que as restrições afetam os "direitos e as liberdades fundamentais". Deste modo, as regras caem por terra e os cidadãos que não as cumpram não poderão ser multados. 

10h52 - "Pequenos gestos que protegem". A Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou, esta quinta-feira, os 'pilares' da segurança contra a Covid-19: "A etiqueta respiratória, a lavagem frequente das mãos, o distanciamento físico e a utilização da máscara são pequenos gestos que o protegem. A si e aos outros".

10h17 - Portugal ultrapassou, esta quinta-feira, os mil casos diários da Covid-19. A revelação foi feita por António Lacerda Sales durante uma visita ao hospital de Braga e está a ser avançada por meios de comunicação no local. "Temos de nos preparar para o que aí vem", acrescentou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Esta não é a primeira vez que Portugal ultrapassou os mil casos por dia. Em 10 de abril foram reportados, no país, 1.516 infetados e em 31 de março foram registados 1.035. 

10h00 - Chefe de Segurança da Casa Branca gravemente doente com Covid-19. Crede Bailey sentiu-se mal depois de um evento que decorreu na Casa Branca a 26 de setembro. O governo norte-americano não confirma a informação que foi avançada por uma fonte próxima do doente, esta quarta-feira.

09h58 - Surto nos Estaleiros de Peniche continua a aumentar. Um armador dos Estaleiros Navais de Peniche testou positivo para a Covid-19, adiantou, esta quinta-feira, a RTP. Com mais um infetado, o surto neste estaleiro passa a contar com 21 infetados, designadamente, 19 tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca de longo curso, um trabalhador e, agora, um armador dos estaleiros. 

09h37 - Ministro alemão da Saúde demonstra preocupação com aumento de casos. O ministro da Saúde do Governo da Alemanha demonstrou inquietação pelo "preocupante" balanço diário de infeções de Covid-19, que aumentou para os quatro mil casos em 24 horas, o valor mais elevado desde abril

09h28 - Comissão paga 70 milhões por 500 mil doses de medicamento contra Covid-19. A Comissão Europeia assinou hoje um contrato de 70 milhões de euros com a empresa farmacêutica Gilead para fornecimento de 500 mil doses do antiviral Remdesivir, o primeiro medicamento autorizado na União Europeia (UE) para a Covid-19.

O contrato, ao abrigo do apoio europeu do Instrumento de Apoio de Emergência, foi assinado pela Comissão Europeia em nome de todos os países da UE, do Espaço Económico Europeu, do Reino Unido e ainda dos seis países candidatos e potenciais candidatos (Albânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia, Kosovo e Bósnia e Herzegovina).

09h23 - Covid mudou empresas para sempre? Maioria dos gestores acredita que sim. "Mudança de cultura" nas empresas de todo o mundo foi um dos efeitos que a pandemia gerada pelo novo coronavírus teve no âmbito empresarial, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira pelo IBM Institute of Business Value. 

09h12 - A Web Summit será 100% digital este ano. O anúncio foi realizado pela organização, em comunicado, esta quinta-feira. A cimeira de tecnologia está agendada para dezembro - de dias 2 a 4.

09h00 - Não cancele os tratamentos oculares! Esta quinta-feira, dia 8 de outubro, é assinalado o Dia Mundial da Visão. Face à situação atual de pandemia, inúmeras consultas e cirurgias, na área da oftalmologia, foram desmarcadas. Conheça as consequências.

08h45 - Profissionais dos centros saúde preocupados com sobrecarga nos serviços. Os profissionais dos centros de saúde manifestaram-se hoje preocupados com a sobrecarga de solicitações por causa da Covid-19 e lembram que as equipas de saúde familiar continuam a ter muitas tarefas burocráticas e as unidades muitas limitações.

08h35 - Sem o lay-off simplificado, redução do emprego ascenderia a 19%. Esta é a conclusão de um inquérito realizado pelo Banco de Portugal e pelo INE, em julho, e divulgado no Boletim Económico de outubro

08h18 - Pais dão boa classificação a trabalho dos professores durante a pandemia. Os pais estão a valorizar mais o trabalho dos professores desde a pandemia de Covid-19 e do confinamento, indicou um inquérito com mais de 23 mil respostas de encarregados de educação. Nas respostas, os pais deram uma nota de 4,5 valores aos docentes.

08h10 - Pais passaram várias horas por dia a apoiar os filhos na quarentena. A maioria dos pais considerou os filhos autónomos na escola, mas admitiu ter dedicado várias horas por dia a apoiá-los no estudo durante o isolamento, abdicando muitas vezes de tempo de descanso, revela hoje um estudo nacional.

07h34 - Dados da Índia. A Índia registou 971 mortos e 78.524 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de saúde indianas.

07h28 - Contrair Covid-19? Foi uma "bênção de Deus". O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que contrair Covid-19 foi uma "bênção de Deus" e garantiu que isso ajudará a "curar" outros norte-americanos, apesar de o próprio ainda não ter superado a doença.

07h20 - Dados do México. O México registou na quarta-feira mais 378 mortos e 4.580 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, disseram as autoridades de saúde do país.

07h12 - Dados dos EUA. Os Estados Unidos registaram 920 mortes devido à Covid-19 e mais 49.447 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na quarta-feira a Universidade John Hopkins.

07h08 - Alemanha com mais de quatro mil casos. É o maior número diário desde 11 de abril. A Alemanha registou 4.058 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número diário de infetados mais elevado desde 11 de abril, indicou hoje o Instituto Robert Koch (RKI).

07h05 - Mais um caso positivo entre individualidades dos EUA. O comandante-adjunto do Corpo de Fuzileiros Navais norte-americanos testou positivo à Covid-19, na quarta-feira, dias após uma reunião no Pentágono com um responsável infetado, anunciou um porta-voz.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. Para recordar as atualizações da tarde e noite de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório