Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Reino Unido reporta mais de 17 mil novos casos e 77 mortes

Autoridades britânicas notificam 17.540 novos casos de infeção, elevando o total acumulado para 561.815

Covid-19: Reino Unido reporta mais de 17 mil novos casos e 77 mortes
Notícias ao Minuto

16:44 - 08/10/20 por Sílvia Abreu com Lusa

Mundo Covid-19

Desde o início da pandemia no Reino Unido, 561.815 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que 17.540 contágios foram reportados esta quinta-feira. O número de casos notificado hoje representa um aumento face ao de ontem, em que foram 14.162.

No que diz respeito ao número de óbitos, há registo de mais 77 desde ontem, aumentando para 42.592 o total de óbitos associados à Covid-19.

O quadro de informação atualizado diariamente indica um conjunto de 57.347 mortes, que inclui o balanço oficial e aquelas cuja certidão de óbito faz referência ao coronavírus mas cuja infeção não foi confirmada por teste. 

De acordo com os dados da autoridade de saúde britânica, neste momento há 3.412 pessoas hospitalizadas, sendo que 442 se encontram em unidades de cuidados intensivos.

A preocupação com o aumento de casos e consequentes hospitalizações, e o receio de que os hospitais em regiões críticas possam em breve ficar sobrecarregados, sobretudo no norte de Inglaterra, está a fazer o governo ponderar em introduzir novas restrições a nível nacional. 

"Neste momento, estamos a avaliar quais medidas devemos tomar, obviamente seguindo o conselho de nossos assessores científicos e médicos, e uma decisão será tomada em breve", disse hoje o ministro da Habitação, Robert Jenrick, à BBC.

Até agora, o executivo de Boris Johnson tem optado por medidas locais para combater a disseminação do novo coronavírus, mas regras divergentes geraram confusão e a imprensa britânica noticia que o governo vai criar um sistema simplificado de três níveis para a Inglaterra para entrar em vigor na próxima semana.

Cidades com surtos mais graves, como Leeds, Liverpool, Manchester e Newcastle, poderão, sob o novo sistema, ter restrições mais rígidas, semelhantes à da Escócia, onde a partir de sexta-feira bares e restaurantes das duas maiores cidades, Glasgow e Edimburgo, vão fechar durante 16 dias. 

Em Inglaterra, os 'pubs' são obrigados a fechar às 22h00, mas novas medidas poderão precipitar um declínio do setor, que, segundo a associação UKHospitality, poderá perder mais de 560 mil postos de trabalho até ao final do ano. 

No entanto, há sinais de que as áreas que estão sob restrições adicionais não sofreram uma desaceleração da epidemia, pelo contrário, o número de novas infeções disparou. 

Muitos autarcas criticam a falta de comunicação do governo conservador sobre quais as medidas que vai tomar e vários deputados do partido Conservador também têm alertado para o impacto económico, ameaçando votar contra no parlamento. 

Segundo o The Times, o novo sistema vai implicar que em locais com situações mais graves vai aplicar-se o nível 3, ou seja, bares, restaurantes e outras atividades de lazer fecham, mas escolas, universidades e outros negócios continuam abertos. 

O The Sun acrescenta que o nível 2 vai proibir que pessoas de agregados familiares socializem e o nível 1 deixa em vigor a atual regra de permitir ajuntamentos de até seis pessoas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório