Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Politécnico da Guarda regista boa aceitação nos novos cursos

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) recebeu 513 novos estudantes na primeira fase de candidaturas ao ensino superior e o seu presidente mostrou-se hoje satisfeito com a boa aceitação que tiveram os novos cursos lançados este ano.

Politécnico da Guarda regista boa aceitação nos novos cursos
Notícias ao Minuto

09:21 - 01/10/20 por Lusa

País Ensino Superior

"Ficámos muito satisfeitos com o resultado [das colocações] desta primeira fase e houve uma boa receção às novas formações que foram disponibilizadas, às quais concorreram alunos com médias bastante elevadas", de que são exemplo as licenciaturas de Biotecnologia Medicinal e Mecânica, e Informática Industrial, disse hoje à agência Lusa o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

O IPG recebeu este ano 513 novos estudantes na primeira fase de candidaturas ao ensino superior, mais 149 alunos colocados em comparação com o ano passado, o que corresponde a um aumento de 40,93%, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo Joaquim Brigas, o IPG "foi um dos Institutos Politécnicos do interior que atraiu mais novos estudantes, em termos percentuais, registando uma subida de 41% face ao ano anterior".

"São bons resultados para a nossa instituição, que passou de 734 vagas para 1.013, que corresponde a um aumento de 27,54%", observou.

De acordo com os resultados divulgados, os cursos com maior procura no IPG são as licenciaturas em Enfermagem, Gestão, Desporto, Marketing e Comunicação Multimédia, nos quais subiram as notas médias dos estudantes que entraram.

"O IPG está a consolidar, ano após ano, a recuperação do seu papel de motor de qualificação e de indutor de desenvolvimento da região da Guarda e do interior", afirma Joaquim Brigas, acrescentando que o aumento da procura da instituição "por parte de cada vez mais estudantes, e estudantes com notas mais altas, reconhece o processo de requalificação das quatro escolas superiores iniciado nos últimos anos, com aumento do corpo docente, a abertura de mais cursos, aposta nos laboratórios e o impulso decisivo dado à investigação e à inovação científica".

Com a aposta na diversificação da oferta formativa, o Politécnico da Guarda foi a instituição de Ensino Superior com maior aumento percentual do número de vagas nos últimos anos, passando de 676 em 2016-2017 para 1.013 no ano letivo 2020-2021.

Joaquim Brigas disse à Lusa que na segunda fase das colocações a instituição pretende "melhorar o aumento de alunos", a que se juntam os regimes especiais, maiores de 23 anos e mudanças de curso.

"Tudo isso vai fazer com que se preencham as vagas. É, pelo menos, essa a nossa convicção", assumiu.

O responsável disse ainda que cinco dos vários mestrados que vão ser lecionados pelo IPG no ano letivo de 2020-2021 encontram-se "completamente preenchidos".

"A instituição está a ser atrativa e a merecer a atenção dos estudantes", rematou.

O IPG possui quatro escolas superiores: de Educação, Comunicação e Desporto, de Tecnologia e Gestão, de Saúde e de Turismo e Hotelaria (Seia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório