Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PSD quer ouvir ministro do Ensino Superior sobre alojamento estudantil

O grupo parlamentar recorda que o Governo anunciou que hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local iam disponibilizar mais 4.500 camas para estudantes universitários.

PSD quer ouvir ministro do Ensino Superior sobre alojamento estudantil
Notícias ao Minuto

19:10 - 25/09/20 por Sara Gouveia

Política PSD

O grupo parlamentar do PSD quer chamar ao parlamento o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para prestar esclarecimentos sobre a oferta de alojamento aos estudantes de universidades e politécnicos. Num requerimento entregue esta sexta-feira, os deputados social-democratas querem que Manuel Heitor "esclareça como vão ser resolvidos os atrasos clamorosos na execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e que medidas urgentes vão ser adotadas para colmatar a insuficiência de camas nas residências estudantis no ano 2020/2021".

Segundo o PSD, apesar de ter sido "anunciada, pelo Governo, a disponibilização de mais de 4.500 camas para alojamento de estudantes, através de acordos estabelecidos com a Movijovem e várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local, de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis", no passado dia 20 de setembro, apenas "esta semana estão a ser celebrados os acordos entre as partes intervenientes".

"A execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) está atrasadíssima -onde estão as camas que deveriam ter sido disponibilizadas?", questionam. "Feitas as contas, o acréscimo de camas em relação ao ano anterior é de apenas 208 camas, a nível nacional, e não as 4.500 agora anunciadas e que afinal não são mais que 'quartos virtuais'”, pode ler-se ainda na nota. 

O Partido Social Democrata reitera a "preocupação com a gravidade desta situação, dado que 42% dos alunos estão deslocados da sua área de residência" e que isso representa a frustração das suas expetativas de "frequência do ensino superior por serem incomportáveis para as suas famílias os custos de alojamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório