Proteção Civil quer dominar durante a noite fogos de Chaves e Mondim

O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, espera que os incêndios que lavram nos concelhos de Chaves e Mondim de Basto sejam dados como dominados durante a noite.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
01/08/2020 01:13 ‧ 01/08/2020 por Lusa

País

Incêndios

À agência Lusa, às 00:30, Álvaro Ribeiro informava que tanto em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, como na Senhora da Graça, em Vilar Ferreiros, concelho de Mondim de Basto, a temperatura e o vento diminuíram, o que favorece o combate às chamas.

"Esperemos que dentro de pouco tempo, durante a noite, o incêndio seja dado como dominado", adiantou o responsável pela Proteção Civil, sobre o fogo que deflagrou na quinta-feira em Vila Verde da Raia e sofreu na tarde de sexta-feira uma reativação.

Segundo Álvaro Ribeiro, estão a ser feitos trabalhos de consolidação em algumas zonas e, em outras, os operacionais estão envolvidos no combate, "utilizando máquinas para que o incêndio fique efetivamente ancorado".

No monte Farinha, mais conhecido como Senhora da Graça, onde se situa o santuário com o mesmo nome, as perspetivas são também favoráveis para a evolução do incêndio que deflagrou às 16:11 de sexta-feira.

"A temperatura está a baixar, o vento amainou e está-nos a dar oportunidade de combate. O incêndio está a ceder", informou o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro.

As principais dificuldades, segundo o responsável da Proteção Civil, tem sido desde o início o vento, o declive muito acentuado do terreno, a floresta muito densa, "com poucas infraestruturas de defesa ou nenhumas, sem aceiros, sem pontos de ancoragem, a não ser a estrada que serve o Santuário da Senhora da Graça, e toda essa continuidade da floresta traz dificuldades às ações de combate".

Às 00:45 encontravam-se no terreno em Vila Verde da Raia 172 operacionais, auxiliados por 55 viaturas, e na Senhora da Graça 221 operacionais e 66 veículos, segundo a informação na página oficial na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas