Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Freguesia de Fafe muda nome de "Passos" para "Paços"

O parlamento aprovou hoje por unanimidade a mudança de nome de uma freguesia de Fafe, distrito de Braga, de "Passos" para "Paços", designação que, historicamente, existe desde as Inquisições o século XIII.

Freguesia de Fafe muda nome de "Passos" para "Paços"
Notícias ao Minuto

15:28 - 09/06/20 por Lusa

País Fafe

A mudança do nome de freguesias, uma competência exclusiva da Assembleia da República, foi proposta pelo PSD e antecedida de decisões da junta como da assembleia de freguesia, em 2018, confirmada pela câmara municipal de Fafe, em fevereiro de 2020.

O diploma argumenta que a "História, pelo menos desde as Inquisições do Século XIII e toda a documentação relativa à freguesia refere a designação "Paços" como a grafia correta".

A grafia "Paços", acrescenta, "já é usualmente utilizada por vários organismos públicos, incluindo a administração central, encontrando-se por vezes no mesmo documento escrito as duas formas".

Passos, que agora passará a chamar-se Paços, é uma freguesia de Fafe, distrito de Braga, com 1.076 habitantes (Censos de 2011), com uma área de 4,1 quilómetros quadrados, de acordo com o "site" da junta.

A freguesia é, segundo a junta, famosa pelos "fogos de artifício que fabrica" e é lá que se situa "a famosa Casa do Ermo onde o escritor e romancista Camilo Castelo Branco passava grandes temporadas com a família Vieira de Castro".

O processo de alteração de nome da freguesia começou há dois anos e terminou com a aprovação do projeto de lei do PSD, por entender que "esta é uma vontade que deve ser respeitada e que deve ocorrer por intermédio dos órgãos com legitimidade para o fazer".   

Recomendados para si

;
Campo obrigatório