Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Praias? Eis a lotação no Norte. Mais 1.272 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Praias? Eis a lotação no Norte. Mais 1.272 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:33 - 09/06/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Esta terça-feira, 9 de junho, foi aprovado, em Conselho de Ministros, o Orçamento Suplementar, que visa fazer frente à crise provocada pela pandemia de Covid-19. 

Após a reunião, António Costa anunciou também que a situação de calamidade vai continuar "até ao final do mês de junho" e que as fronteiras com Espanha permanecem encerradas até 30 de junho.

No que diz respeito ao número de infetados em Portugal, o país viu hoje um novo aumento diário, tendo sido registados 421 casos nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados oficiais, e que é o aumento diário mais elevado desde 8 de maio. Foram também reportados mais sete óbitos

Desde o início da pandemia em Portugal, o novo coronavírus já infetou 35.306 pessoas e fez 1.492 vítimas mortais.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h03 - Este registo termina aqui, mas pode voltar a acompanhar todos os desenvolvimentos na manhã de quarta-feira. Mantenha-se em segurança e em caso de sintomas não hesite em contactar o SNS24 através dos seguintes contactos: 

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - A justiça do Rio de Janeiro suspendeu hoje os efeitos de uma medida provisória que vetou parcialmente decretos dos governos estadual e municipal daquela região brasileira, voltando a flexibilizar o isolamento social face à pandemia de Covid-19.

23h21 - O Brasil reportou mais 1.272 óbitos esta terça-feira, um aumento considerável no número diário face ao dia de ontem (em que foram reportadas 679 mortes). O número total de vítimas mortais é agora de 38.406, de acordo com os dados do Ministério da Saúde brasileiro. 

22h56 - Orçamento Suplementar. O Governo vai criar um regime excecional de pagamento de dívidas fiscais e contributivas, prevendo que as que ocorram entre 9 de março e 30 de junho possam ser incluídas em planos prestacionais já em curso. 

22h49 - As praias do município de Oeiras vão ter instalado, à entrada, um 'semáforo' que, ligado à 'app' Info Praia, irá dar a ocupação de cada areal, podendo ser consultado mesmo antes de sair de casa.

22h37 - A pandemia de Covid-19 já matou 407.914 pessoas e infetou 7,1 milhões em todo mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

22h29 - A empresa DHL Supply Chain, localizada na plataforma logística de Azambuja e que presta serviço ao grupo Sonae, confirmou hoje a existência de casos positivos de Covid-19, adiantando que os trabalhadores infetados estão em isolamento obrigatório.

21h21 - Seis líderes europeus apresentaram hoje à Comissão Europeia um conjunto de propostas com o objetivo de melhorar a coordenação dos países no combate à covid-19 e garantir uma melhor preparação face a futuras pandemias.

21h12 - Cerca sanitária mantém-se em Luanda. O Governo angolano vai manter a cerca sanitária na província de Luanda, por mais 15 dias, devido ao alto risco de propagação do contágio da Covid-19 nas comunidades, informou hoje a ministra da Saúde de Angola.

21h10 - São Tomé e Príncipe atualizou hoje para 611 os casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus, com mais 97 novos doentes, de entre amostras analisadas no Gana e quatro de testes rápidos realizados nas últimas 24 horas.

20h46 - Orçamento Suplementar. Governo anuncia reforço do orçamento do SNS em 500 milhões de euros e fixa teto de 1.200 milhões para ajuda à TAP.

20h41 - EUA. Chicago anunciou esta terça-feira o cancelamento de todos os grandes eventos ao ar livre devido à pandemia de Covid-19, o que inclui o conhecido festival Lolapallooza. Através de uma mensagem no Twitter, a organização já reagiu. 

"A saúde e segurança dos nossos fãs, artistas, parceiros, staff e comunidade são a nossa principal prioridade. Acreditem que vamos trabalhar arduamente para ter uma celebração espectacular no verão de 2021", lê-se.

20h33 - Ir à praia no Norte? A Praia de Matosinhos, no distrito do Porto, lidera a Norte a lista de areais com maior lotação autorizada em tempo de pandemia, com capacidade para 8.300 banhistas, revela a proposta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) conhecida hoje. Consulte aqui a lista completa.

20h22 - "Ainda há muito para aprender" sobre os efeitos da Covid-19 a longo prazo, disse hoje o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, citado pela CNNFauci refere que não se sabe como estarão os pacientes que recuperaram da doença daqui a seis meses. 

20h17 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje para a "emergência alimentar global iminente", decorrente da pandemia, e que poderá ter "impactos a longo prazo" para milhões de pessoas "a menos que sejam tomadas medidas".

20h12 - Centros Comerciais. Os centros comerciais de Lisboa estão preparados para reabrir em pleno na próxima segunda-feira, garantindo as condições de segurança, defendeu a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), congratulando-se com a decisão do Governo.

20h10 - Angola registou quatro novos casos positivos de Covid-19, todos importados da Rússia por cidadãos nacionais, elevando para 96 infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje a ministra da Saúde angolana.

20h08 - Adeptos regressam aos estádios na Dinamarca. As partidas das meias-finais da Taça da Dinamarca de futebol, na quarta-feira, vão marcar o regresso de público aos estádios do país, com restrições no número de adeptos, depois da proibição motivada pela pandemia de Covid-19.

20h05 -  O Governo prevê um défice de 6,3% do produto interno bruto (PIB) este ano, por causa da pandemia, adiantou o próximo ministro das Finanças, João Leão, esta terça-feira, durante a apresentação do Orçamento Suplementar. 

19h51 - "Há sinais positivos que começam a chegar do mercado de trabalho", começa por dizer o ministro de Estado e das Finanças cessante, sublinhando que a "rede criada", que teve como peça fundamental o 'lay-off simplificado' teve "um papel fundamental" na proteção de empregos.

De acordo com Centeno, a pandemia levou a uma "redução da atividade económica próxima dos 25%", porém a "recuperação já se começa a visualizar". 

19h41 - Mário Centeno apresenta agora o Orçamento Suplementar, que visa fazer frente à crise provocada pela Covid-19. Acompanhe aqui em direto:

19h31 - Situação na Madeira. A Madeira mantém 90 casos de Covid-19 desde 7 de maio, 85 dos quais recuperados e cinco ativos revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h58 - França reportou, esta terça-feira, mais 53 mortes nos hospitais, divulgou hoje o Ministério da Saúde Francês. Internados nos cuidados intensivos estão agora menos de 1000 pacientes. Recorde-se que no início de abril, França chegou a ter mais de 7.000 pessoas hospitalizadas nas unidades de cuidados intensivos devido ao vírus.

18h53 - A Ceetrus Portugal, que gere os centros comerciais Alegro, vai compensar os lojistas em 15 milhões de euros, através de descontos, isenções e moratórias nas rendas, disse hoje à Lusa o responsável pela gestão de ativos do grupo.

18h45 - Desconfinamento. A Direção-Geral da Saúde (DGS) relembrou hoje a importância de manter o distanciamento social para combater a propagação do novo coronavírus. "Mantenha a distância (de 1.5 a 2 metros) das outras pessoas. Além de se proteger contra a Covid-19, está também a proteger os outros. Cuide de si, cuide de todos", pode ler-se na pagina oficial do Facebook da DGS.

18h36 - O condado de Los Angeles aconselhou hoje todos os cidadãos que marcaram presença nos protestos que decorrem pela morte de George Floyd, às mãos da polícia, a ficarem "em quarentena durante duas semanas e a monitorizarem os sintomas" do novo coronavírus. O apelo foi partilhado na página de Twitter da cidade.

18h27 - O comércio não-essencial no Reino Unido pode reabrir a partir do dia 15 de junho (segunda-feira), avança a BBC, que cita o secretário de Negócios britânico, Alok Sharma. O único requisito é que sejam seguidas as indicações do Governo contra o novo coronavírus. 

Pode rever aqui a conferência de imprensa britânica desta terça-feira.

18h21 - Pelo menos dez trabalhadores da Sonae-DHL em Azambuja testaram positivo à Covid-19, adiantou hoje o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), que reitera a necessidade de serem realizados mais testes.

18h16 - As últimas atualizações a nível local:

  • Os nove centros comerciais da Mundicenter, entre os quais Amoreiras, Oeiras Parque e Strada Outlet, voltam a funcionar em pleno na segunda-feira, após o final do prolongamento do prazo para a reabertura destes espaços em Lisboa.
  • A secretária de Estado das Comunidades anunciou hoje que as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), previstas para este ano, não se irão realizar devido aos constrangimentos da Covid-19, devendo ocorrer no próximo ano.
  • O Festival ao Largo, cuja programação reúne espetáculos de música, bailado e teatro, vai decorrer este ano de 10 a 25 de julho no pátio do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, revelou hoje fonte da organização.
  • As praias do concelho da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, podem receber este ano em simultâneo 51.200 pessoas, revela a proposta de lotação das zonas balneares da Associação Portuguesa do Ambiente (APA).

18h05 - Perto de 15 milhões de iranianos podem ter sido infetados com o novo coronavírus, informou hoje a agência de notícias do Irão Isna, citando um médico que é membro do comité nacional de combate à pandemia da Covid-19.

17h59 - "Há muita coisa que ainda é desconhecida sobre os casos assintomáticos", começou por esclarecer hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), após a líder técnica da resposta ao novo coronavírus, Maria Van Kerkhove, ter dito, na segunda-feira, que "o contágio" entre pessoas assintomáticas "parece ser raro".

A epidemiologista afirmou que se estava a referir a "um conjunto muito pequeno de dois ou três estudos" cujos dados indicavam que era "muito rara" a transmissão secundária. "Penso que é um mal-entendido afirmar que a transmissão assintomática a nível global é muito rara", declarou hoje a norte-americana.

A Organização Mundial de Saúde foi fortemente criticada por cientistas após a confusão sobre o assunto.

Pode rever aqui a sessão de questões:

17h41 - A cidade de Nova Iorque vai expandir a Queens e Manhattan o programa que oferece assistência médica de baixo custo para diminuir as disparidades, avança a CNN, que cita o 'mayor' da cidade, Bill de Blasio. "O vírus ensinou-nos lições dolorosas sobre a disparidade e falta de igualdade na cidade", sublinhou. 

17h38 - Torre de Moncorvo. A Unidade e Cuidados Continuado (UCC) de Torre de Moncorvo "está limpa" do novo coronavírus, dois meses depois de detetados os primeiros casos positivos.

17h36 - O Chipre reabriu hoje os aeroportos para voos procedentes de alguns países estrangeiros, na esperança de que as praias e a promessa de tratamento médico gratuito para casos de Covid-19 permitam a recuperação do turismo.

17h33 - As vendas nas lojas dos centros comerciais, excluindo Lisboa, registaram quebras entre 25% e 70% entre 01 e 07 de junho, a primeira semana após a reabertura, segundo um estudo da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR).

17h32 - A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) pediu hoje ao Governo um apoio extraordinário para fazer face às despesas na área da cultura, por causa do cancelamento e do reagendamento de espetáculos, devido ao contexto pandémico da Covid-19.

17h30 - As últimas atualizações a nível local:

  • A lavandaria hospitalar que está localizada no Fundão pode estar em risco de fechar e assim deixar no desemprego 25 pessoas, que vão avançar para a greve, disse hoje o Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Hotelaria
  •  A Câmara de Fafe inicia no dia 19 um programa de 17 espetáculos musicais com artistas locais, para apoiar os profissionais do setor cultural concelhio, muito afetado com a pandemia, segundo a autarquia

17h14 - Itália registou 283 novos casos e 79 óbitos nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades de saúde italianas.

17h01 - O ministro de Estado e das Finanças cessante, Mário Centeno, apresenta hoje às 18h00, juntamente com a sua equipa, da qual faz parte o seu sucessor, João Leão, o orçamento suplementar para 2020, o documento de resposta à crise provocada pela Covid-19

"O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e a sua equipa apresentam hoje o Orçamento Suplementar para 2020", pode ler-se na nota enviada pelo Ministério das Finanças à comunicação social. A apresentação terá lugar na sede do ministério, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

16h48 - O Reino Unido registou 286 mortes e 1.387 novos casos nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades de saúde britânicas.

16h24 - De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, Espanha registou mais 50 mortes na última semana. A cifra total de vítimas mortais não foi atualizada.

15h57 - "Vírus forçou-nos a ser mais digitais e mais flexíveis", afirmou hoje a nova diretora executiva do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que reabre ao público na quarta-feira. 

15h52 - Estudo serológico. O concelho de Almeirim disponibilizou-se para "ensaiar" um estudo serológico sobre a prevalência da Covid-19, coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo sido testadas 278 pessoas de "primeira linha", numa amostra agora alargada a mais cerca de mil almeirinenses.

15h50 - Lisboa e Vale do Tejo (LVT) concentra hoje 92% dos 421 novos casos diários de infeção por Covid-19, com Sintra a ser o concelho que regista o maior número de casos reportados desde segunda-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde.

15h44 - Voos. Portugal segue "mecanismos internacionais" de reporte ligados a uma "rede mundial" para localizar e contactar passageiros de um voo onde se constate ter estado alguém infetado com Covid-19, disse hoje a diretora-geral da Saúde.

15h40 - Centros Comerciais. A diretora-geral da Saúde disse hoje estarem "criadas as condições" para reabrir os centros comerciais da zona de Lisboa, apesar do aumento do número de doentes covid-19, pois "a grande maioria dos casos positivos estarão identificados".

15h22 - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 23:59 de 30 de junho devido à pandemia da doença Covid-19, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.

15h16 - Foco na Azambuja está em resolução e estratégia para Lisboa e Vale do Tejo vai mudar. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas fizeram a atualização diária de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), numa altura em que as preocupações estão centradas em cinco concelhos da área de Lisboa.

Recorde aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório