Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Contágio por assintomáticos parece ser "muito raro", diz OMS

Embora a disseminação assintomática possa ocorrer, não é a principal maneira de transmissão do vírus.

Covid-19: Contágio por assintomáticos parece ser "muito raro", diz OMS
Notícias ao Minuto

08:48 - 09/06/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

O vírus SARS-CoV-2 continua a confundir a comunidade científica. Se, desde o início da pandemia, se acreditava que os portadores assintomáticos poderiam estar a alimentar a disseminação furtiva, agora, a Organização Mundial de Saúde vem afirmar que os infetados com a Covid-19 que não apresentam sintomas, não estão a contribuir para a propagação do vírus. 

"A partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita para um indivíduo secundário", disse esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em Genebra, a responsável do departamento de doenças emergentes e zoonoses da Organização Mundial de Saúde, Maria Van Kerkhove.

Para chegar a esta conclusão, Maria Van Kerkhove explica, na mesma conferência de imprensa que a OMS tem acesso a vários relatórios de países que estão a acompanhar os casos assintomáticos e que não estão a encontrar transmissões secundárias. "É muito raro", garante.

Assim, segundo a mesma, os governos deveriam concentrar os seus esforços na detecção e isolamento de pessoas com sintomas e, em seguida, seguir o rasto de qualquer pessoa que pudesse ter entrado em contato com elas. "O que realmente queremos é seguir os casos sintomáticos", explicou Van Kerkhove.

A responsável do departamento de doenças emergentes e zoonoses acrescentou ainda que a OMS procura obter "mais informações" de diferentes países, para poder afirmar com mais certezas que o vírus não pode ser transmitido por portadores assintomáticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório