Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quem são os mais despreocupados com a pandemia? Estudo responde

Os homens mais velhos estão a fazer menos para se proteger da Covid-19, apesar de estarem em maior risco.

Quem são os mais despreocupados com a pandemia? Estudo responde
Notícias ao Minuto

09:00 - 08/06/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

Uma nova pesquisa constata que os homens mais velhos se preocupam menos do que outros com a pandemia da Covid-19, apesar de estarem em maior risco de estados mais graves da doença.

O estudo, realizado por investigadores de psicologia da Georgia State University, tem como objetivo entender como a resposta à pandemia difere com a idade idade e género. 

Os autores do estudo observam que a ‘preocupação’ é um dos principais fatores para determinar se alguém fará ou não mudanças comportamentais para se proteger. Quanto mais alguém se preocupa, maior a probabilidade de adotar medidas preventivas.

Para chegar a esta conclusão, foi realizado um inquérito online nos EUA, entre os dias 23 e 31 de março – no início do confinamento. A pesquisa contou com a participação de um grupo de 146 adultos jovens com idades entre os 18 e os 35 anos e 156 idosos com idades entre os 65 e 81 anos. 

A maioria dos participantes respondeu que estavam “pelo menos moderadamente” preocupados com a pandemia. Essa preocupação fez com que a maioria das pessoas (> 80%) tomasse medidas de proteção, como lavar mais as mãos e evitar locais públicos. Cerca de 60% dos participantes relatam que deixaram de socializar para reduzir o risco de propagação da doença.

O estudo concluiu que os homens mais velhos subestimam o risco da Covid-19 e, por isso, têm menos probabilidade de mudar os seus comportamentos. A pesquisa também descobriu que os homens mais velhos têm menos probabilidade de usar máscaras faciais e parar de tocar no rostos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório