Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

Em entrevista ao The New York Times, Theresa Larson, fisioterapeuta e especialista em saúde do movimento, disse que tocar nos pés é uma boa maneira de avaliar a sua flexibilidade geral.

tocar nos dedos dos pés

© Shutterstock

Mariana Moniz
30/06/2025 20:08 ‧ ontem por Mariana Moniz

Lifestyle

Saúde

Conseguir dobrar o corpo para a frente e tocar nos dedos dos pés pode ajudá-lo numa aula de ioga. Mas a flexibilidade também é um indicador de saúde em geral, pois pode melhorar a sua postura, ajudar a reduzir lesões, aumentar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos.

 

Mas e se não conseguir tocar nos dedos dos pés? Katie Lawton, fisiologista do exercício, explica à Cleveland Clinic.

Leia Também: Óleos de sementes podem realmente ser bons para a saúde, revela estudo

"Se não tem uma boa mobilidade ou flexibilidade, vai começar a compensar demais com outros grupos musculares, como os ombros ou a região lombar", começou por dizer. "E é aí que podem ocorrer alguns problemas articulares ou lesões nos isquiotibiais (conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa)".

Em entrevista ao The New York Times, Theresa Larson, fisioterapeuta e especialista em saúde do movimento, disse que tocar nos pés é uma boa maneira de avaliar a sua flexibilidade geral.

Larson afirmou que, se consegue alcançar os dedos dos pés sem dobrar as pernas, isso indica boa flexibilidade na região lombar, nas ancas e nos isquiotibiais. Se só consegue alcançar os joelhos, pode significar que tem isquiotibiais, ancas tensas ou lesões pré-existentes na coluna.

Leia Também: Bicicleta vs corrida: Qual o melhor exercício para queimar gordura?

Amanda Sachdeva, fisioterapeuta do Hospital de Cirurgia Especial de Nova Ioque, acrescentou ainda ao HuffPost que não conseguir tocar nos dedos dos pés também pode indicar mobilidade reduzida das articulações.

"Há uma quantidade inerente de tensão e rigidez nos isquiotibiais que é normal e fornece suporte às articulações, mas torna-se [um problema] ainda maior se estiver a afetar a mecânica das articulações e a maneira como se consegue mover", explicou Sachdeva.

Verificar se consegue ou não tocar os dedos dos pés torna-se ainda mais importante à medida que envelhecemos.

Leia Também: Estudo. Exposição de crianças a ecrãs pode levar a cérebros mais pequenos

"Com a idade, os nossos músculos e articulações tendem a enrijecer, mas manter a flexibilidade pode ser um aspecto fundamental da saúde e do bem-estar geral", disse à Best Life Andrew White, personal trainer e proprietário do Garage Gym Pro.

A incapacidade de tocar nos dedos dos pés também pode ser fisiológica

Para algumas pessoas, a incapacidade de tocar nos dedos dos pés pode não ser um sinal de alerta, mas um resultado da constituição física dos seus corpos.

Jeffrey Jenkins, fisiologista da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, explicou à Popular Science que um dos motivos poderia ser "o comprimento relativo dos seus braços e do seu tronco em relação às suas pernas".

Se os braços de alguém são relativamente mais curtos do que as pernas, "mesmo com a flexibilidade máxima, a pessoa pode não conseguir tocar nos dedos dos pés, porque os seus braços e dedos não são longos o suficiente para os alcançar", realçou.

Leia Também: Esfoliar a pele todos os dias? Veja o que pode acontecer

Como pode melhorar a sua flexibilidade?

"Nunca é tarde para começar a melhorar a sua flexibilidade. Mas, para qualquer alongamento que esteja a tentar fazer, a regra geral é ir até onde for confortável, ou seja, não force", relatou Dana Schulz.

Em entrevista à Best Life, Zack Clayton, um lutador profissional e especialista em fitness da Prestige Health Systems, sugeriu "cruzar as pernas uma sobre a outra enquanto estiver em pé para se concentrar numa perna de cada vez".

Por fim, lembre-se de respirar, pois isso "ajuda a melhorar a sua flexibilidade e também melhora a sua capacidade pulmonar e foco mental", reforçou Bayu Prihandito, professor de ioga e fundador da Life Architekture.

Leia Também: Especialistas alertam para alergias mais graves nos próximos anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas