Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Em protesto, toureiros acorrentaram-se à porta do Campo Pequeno

Os conhecidos cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol, e Rui Fernandes, e o antigo forcado José Luís Gomes manifestaram-se, na manhã desta segunda-feira, à porta da Praça de Touros do Campo Pequeno. Estão contra o facto de a tauromaquia não ter sido 'reaberta', ao contrário das restantes atividades e espetáculos culturais.

Em protesto, toureiros acorrentaram-se à porta do Campo Pequeno

Foi esta manhã, bem cedo, pelas 8h, que os três conhecidos cavaleiros tauromáticos se acorrentaram à porta da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, em protesto pelo facto de a tauromaquia ter sido  alvo de uma "discriminação por parte do Governo".

Os conhecidos toureiros  António Telles, Luís Rouxinol, e Rui Fernandes, e o antigo forcado José Luís Gomes, foram os protagonistas desta manifestação em Lisboa, depois de ter sido iniciada esta segunda-feira, a terceira fase do desconfinamento e a reabertura, conforme previsto, de todas as atividades e espetáculos culturais. À exceção da tauromaquia, como sustenta a associação ProToiro, em comunicado enviado às redações.

"Ao contrário do que a ministra da Cultura garantiu há uma semana, no Parlamento, de que todas as áreas culturais regressariam ao mesmo tempo, a tauromaquia foi a única excluída de retoma a partir de hoje", contesta a ProToiro, que lembra que já esta noite há um espetáculo de Bruno Nogueira, no Campo Pequeno, e que "contará com a presença da ministra da Cultura e do primeiro-ministro".

"O setor tauromáquico sempre se disponibilizou para dialogar com o Governo e com a DGS para que nada obstaculiza-se a retoma dos espetáculos taurinos, a 1 de junho", mas, sublinha a ProToiro, "os últimos três meses, o primeiro-ministro, o Ministério da Cultura e a DGS nunca responderam aos apelos pedidos de reunião do sector".

A promessa é, por isso, de que o "protesto vai continuar" e ainda hoje, a partir das 18h, está prevista a "concentração de alguns artistas".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório