Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Amadora inicia na segunda-feira distribuição de máscaras comunitárias

A Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, vai iniciar na segunda-feira a distribuição de máscaras comunitárias à população, no âmbito das medidas de prevenção contra a covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Amadora inicia na segunda-feira distribuição de máscaras comunitárias
Notícias ao Minuto

18:08 - 29/05/20 por Lusa

País Coronavírus

"A entrega de máscaras pela comunidade em geral acontece depois de cobertas as necessidades detetadas pela Câmara Municipal da Amadora", sublinha a autarquia, em comunicado.

Na nota, a Câmara da Amadora refere que os munícipes poderão levantar um 'kit' de proteção, composto por duas máscaras "certificadas" e por um folheto informativo, mediante a apresentação do cartão de cidadão e comprovativo de morada.

A recolha do 'kit' de proteção poderá ser feita em vários locais do município, nomeadamente na Câmara Municipal, na biblioteca Fernando Piteira Santos, no Complexo Desportivo Monte da Galega, na Divisão de Intervenção Social e em todas as juntas de freguesia.

A Câmara da Amadora refere ainda que "numa primeira fase, as máscaras fora e continuam a ser entregues a quem trabalha na linha da frente", tendo também sido entregues a grupos de risco e aos cerca de 4.500 utilizadores do Cartão Municipal 65+.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.383 pessoas das 31.946 confirmadas como infetadas, e há 18.911 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência, desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor no dia 18 de maio, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório