Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

GNR comemora Dia do Guarda-Florestal. “Um recurso essencial nas missões"

Além de um vídeo de homenagem a esta profissão, está patente a partir de hoje uma exposição temporária alusiva a esta data, no Museu da GNR, no Largo do Carmo, em Lisboa.

GNR comemora Dia do Guarda-Florestal. “Um recurso essencial nas missões"
Notícias ao Minuto

11:43 - 25/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Guarda-Florestal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) comemora esta segunda-feira, dia 25 de maio, o dia do Guarda-Florestal.

Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, a GNR revela que, devido à pandemia da Covid-19, as celebrações desta data sofreram algumas alterações, contudo, esta força de segurança não quis deixar de assinalar o dia, “garantindo a devida solenidade e dignidade de que são plenamente merecedores todos os elementos desta carreira profissional, reforçando a sua imagem institucional”.

Assim sendo, a comemoração desta efeméride irá incluir uma exposição temporária alusiva ao Dia do Guarda-Florestal, patente no Museu da GNR, no Largo do Carmo, em Lisboa, e que poderá ser visitada, de 25 de maio a 30 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h30, assim como a divulgação de um vídeo de homenagem à carreira de Guarda-Florestal, já partilhado através da página oficial de Facebook da GNR.

No mesmo comunicado, a GNR explica que os Guardas-Florestais foram integrados na Guarda Nacional Republicana no ano de 2006, sendo considerados Órgãos de Polícia Criminal (OPC), cujas funções e qualificações são uma mais-valia que tem acrescido a qualidade específica nas temáticas que visam a proteção do património florestal, da riqueza cinegética e piscícola.

Constituem-se assim, de acordo com a GNR, “um recurso essencial para o cumprimento das missões que, por sua vez, nomeadamente, carreando o conhecimento consolidado e as técnicas sempre atualizadas de que são detentores, especialmente na investigação das causas de incêndios florestais, habilitação, essa, que acarreta um enorme impacto social e responsabilidade institucional”.

Ainda sobre este ramo, a GNR recorda “que a ligação mais antiga que se conhece, como génese da missão da Guarda-Florestal, remonta a 1385, com a nomeação por D. João I do 1.º Monteiro-Mor do Reino (também chamado de couteiro-mor), uma vez que este era um Oficial da casa real encarregado de governar e dirigir as coutadas, as caçadas reais e as pessoas que nelas participavam”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório