Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Não tem máscara? Pode comprá-las nas estações de metro por 1,5 euros cada

Utentes que não tenham máscaras terão de as adquirir nas máquinas de venda automática existentes. As reutilizáveis custam 3 euros.

Não tem máscara? Pode comprá-las nas estações de metro por 1,5 euros cada
Notícias ao Minuto

11:44 - 04/05/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Covid-19

Esta segunda-feira marca o início da primeira das três fases no calendário de desconfinamento e, para andar de transportes públicos, é obrigatório o uso de máscara. Quem não a tem, ao chegar às estações de metropolitano de Lisboa e Porto terá de adquiri-la nas máquinas de venda automática que estão disponíveis nestes locais. As descartáveis têm um custo de 1,50 euros. 

Esta manhã, na estação do Marquês de Pombal, em Lisboa, João Pedro Matos Fernandes referiu que, no que à utilização de transportes diz respeito, os portugueses "estão-se a comportar com elevado grau de civismo".

O ministro do Ambiente destacou ainda que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tinha, toda a rede do Metro de Lisboa, interpelado apenas 30 pessoas que vinham sem máscara e que, naturalmente, a foram adquirir". 

No Metro de Lisboa há 80 máquinas e no Metro do Porto existem 30 pontos de venda, indicou o ministro que tutela também os transportes urbanos, referindo que a máscara descartável custa 1,50 euros e "a máscara reutilizável, que é aquelas que as pessoas devem comprar", está disponível ao custo de três euros.

No caso de incumprimento do uso obrigatório de máscara nos transportes públicos, os utentes podem ser multados com coimas entre 120 e 350 euros.

Já no dia 3 de maio, este domingo, Matos Fernandes visitou a Estação da Trindade do Metro do Porto para "se inteirar das medidas de reforço em todas as linhas da empresa". "Uma das medidas é a disponibilização de máquinas de vending com máscaras descartáveis", foi também sublinhado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório