Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

SICAD cria história interativa para apoio psicológico aos mais jovens

As crianças e jovens em idade escolar vão poder recorrer a uma história interativa criada pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) com o objetivo de prestar apoio psicológico em contexto familiar, escolar ou técnico.

SICAD cria história interativa para apoio psicológico aos mais jovens
Notícias ao Minuto

16:15 - 28/04/20 por Lusa

País SICAD

"No âmbito do programa de prevenção universal "Eu e os Outros", de intervenção em contexto escolar com recurso a narrativas interativas, o SICAD criou uma nova história, de livre acesso, que aborda a situação de confinamento resultante da pandemia pela covid-19, cruzando-a com os riscos associados aos comportamentos aditivos", adianta um comunicado do SICAD hoje divulgado.

O SICAD refere que a narrativa, disponível no 'site' deste organismo, pode "ser usada como um jogo em contexto familiar, escolar, ou técnico, servindo como suporte a apoio psicológico online".

"No atual contexto, torna-se imprescindível criar ferramentas que construam caminhos promotores de saúde, facilitando reflexões e conversas que ajudem a gerir melhor sentimentos que são comuns a todos e tomando decisões que sejam benéficas. A prevenção dos comportamentos aditivos e dependências dirigida aos jovens marca, assim, presença, com propostas inovadoras e adaptadas às novas realidades. O SICAD propõe-se estar na linha da frente das respostas aos problemas originados pela pandemia", lê-se no texto.

O programa 'Eu e os Outros', que existe desde 2007, conta histórias sobre um grupos de jovens entre os 13 e os 19 anos, colocando no leitor a decisão sobre o rumo da história, obrigando-o a fazer escolhas pensando no que faria no lugar da personagem principal.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório