Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mitra tem 12 infetados. Há queixas de falta de condições, SCML desmente

Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem mais de uma dezena de utentes infetados.

Mitra tem 12 infetados. Há queixas de falta de condições, SCML desmente
Notícias ao Minuto

17:30 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

São, ao todo, 57 utentes, 12 quais se encontram agora infetados pela Covid-19. A pandemia do novo coronavírus chegou à Mitra da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de onde nos chegam queixas de que as condições existentes neste lar não são suficientes para enfrentar a situação.

Falta de recursos humanos, materiais de proteção desadequados e de má qualidade e, ainda, em quantidade insuficiente, são algumas das queixas por parte de quem trabalha na instituição. 

Segundo uma denúncia a que o Notícias ao Minuto teve acesso existe, em cada turno de trabalho, apenas uma auxiliar e uma enfermeira responsáveis pelos 12 doentes infetados. A somar a isso está a escassez dos materiais de proteção, que colocam em risco a própria proteção de quem ali trabalha.

Já por parte da SCML a versão é outra. Fonte da instituição garante que "a resposta [da instituição] está a ser feita de acordo com o plano de contingência" e que ninguém entra na Mitra sem ser sujeito a controlo da temperatura, sem o kit de proteção e sem a apresentação de uma declaração onde o funcionário assume não apresentar sintomas da doença.

“Há 12 pessoas infetadas, assintomáticas [não apresentam sintomas], estão todas isoladas num piso à parte, e a ser acompanhadas por um médico em permanência", refere a SCML, embora relate quem lá trabalhe que o médico apenas está presente uma a duas vezes por semana, realizando todo o restante acompanhamento à distância.

"[Adicionalmente] foram feitos 164 testes, logo no início, através dos quais se percebeu que dois colaboradores - um interno e outro externo - estavam infetados e os quais se encontram em quarentena", explica a SCML, relativamente à postura que adotou para dar resposta à não propagação da pandemia, salientando ainda que os doentes estão a ser devidamente acompanhados segundo as diretivas da DGS.

Saliente-se que o lar da Mitra acolhe na sua totalidade utentes com demências e doenças psiquiátricas. A Mitra é apenas um dos 13 lares da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dá assistência a 57 do total de cerca de 500 utentes da SCML

Recomendados para si

;
Campo obrigatório