Meteorologia

  • 03 JULHO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 30º

Associação de Arganil recolhe material para hospitais públicos

A Associação SOS Arganil, no distrito de Coimbra, decidiu recolher material hospitalar diverso para apoiar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

Associação de Arganil recolhe material para hospitais públicos
Notícias ao Minuto

12:15 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

Rodrigo Oliveira, daquela associação, disse à agência Lusa que a SOS Arganil aceita doações de empresas e diferentes instituições, bem como de "qualquer pessoa que queira dar esse material".

Segundo o mesmo dirigente, o material recolhido será depois entregue ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto Português de Oncologia (IPO) e Hospital Pediátrico da mesma cidade.

De momento, "as carências expressam-se sobretudo no material de proteção individual", como máscaras, viseiras, batas impermeáveis ("que podem ser fatos de pintura"), luvas, toucas, botas de proteção de cano alto em plástico, álcool e desinfetante, refere aquela entidade em comunicado.

"É fundamental direcionar o nosso apoio aos profissionais de saúde que estão na frente de combate", acrescenta, frisando a importância de "unir esforços" com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus e tratar as pessoas infetadas.

Rodrigo Oliveira frisou que, no essencial, se trata de "material caro e que está a ser muito requisitado", apostando a associação na sua "rede contactos" para dar ao SNS a ajuda que for possível.

"Iniciamos também uma campanha para a produção de viseiras de proteção, construídas através de impressoras 3D. Já foram testadas e poderão ser plenamente usadas pelos profissionais de saúde", de acordo com a SOS Arganil, com sede neste concelho, na povoação de Secarias.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório