Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. Cinco portugueses retidos na Cidade do México

Os cidadãos portugueses viajaram a turismo para o México.

Covid-19. Cinco portugueses retidos na Cidade do México
Notícias ao Minuto

19:34 - 16/03/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Cinco portugueses que viajaram para o México a turismo estão a tentar regressar ao país, mas não têm encontrado alternativas. 

Em declarações à antena da RTP3, André Couto, um dos portugueses que está retido na cidade mexicana, explicou que um grupo de sete pessoas iniciou a viagem rumo ao México no dia 5 de março. Dois destes elementos decidiram, porém, regressar antecipadamente, via Cancún, com receio do fecho de fronteiras face à propagação da pandemia de Covid-19. 

Os restantes elementos, considerando que esse fecho "era apenas uma possibilidade", decidiram ficar. Agora, os cinco têm procurado, sem sucesso, forma de regressar ao país.

André Couto assegurou ainda que já tentou entrar em contacto com as autoridades portuguesas, nomeadamente com a Embaixada portuguesa, mas não conseguiu solucionar a questão.

Recorde-se que muitos países latino-americanos tomaram medidas para resistirem à propagação da pandemia de coronavírus nos seus territórios. O México adotou uma série de medidas, como a suspensão de cursos, atividades públicas e privadas não essenciais, e instou os cidadãos a restringirem as viagens ao exterior.

As ligações aéreas com a Europa e a Colômbia foram suspensas por um mês. Na Bolívia, a suspensão até o final de março de todos os voos diretos de e para a Europa entrou em vigor no sábado. O Equador fechou as fronteiras para todos os estrangeiros esta segunda-feira. 

Na tarde desta segunda-feira, o ministro da Administração Interna anunciou igualmente a suspensão das ligações aéreas e ferroviárias com Espanha, mantendo-se apenas nove pontos de fronteira terrestre, que serão controlados pelas forças de segurança. Eduardo Cabrita garantiu, porém, que está autorizado o regresso de portugueses a território nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório