Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

"Falha técnica" matou dois espectadores da 'Rampa Porca de Murça'

Acidente aconteceu, na tarde deste domingo, em Vila Real.

"Falha técnica" matou dois espectadores da 'Rampa Porca de Murça'
Notícias ao Minuto

08:55 - 09/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Murça

O domingo era para ser de diversão em Vila Real. Dezenas de pessoas assistiam à ‘Rampa Porca de Murça’, que é pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha. Aguardavam ansiosos pela passagem dos seus carros preferidos. Até que, pelas 16h15, aconteceu o que ninguém estava à espera, um dos veículos despistou-se e o entretenimento deu lugar à tragédia.

De acordo com o que uma testemunha ocular disse à Lusa, o carro do piloto Luís Silva, de Famalicão, já na reta da meta, ficou com as rodas bloqueadas e começou a derrapar. Nessa altura, embateu contra os railes e projetou várias pessoas. “Viveram-se momentos de pânico, com toda a gente aflita”. O resultado? Dois mortos e quatro feridos, dois deles em estado grave.

Algumas horas mais tarde, mas ainda no domingo, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, revelou, numa conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal de Murça, que o acidente ficou a dever-se a uma falha técnica.

“O acelerador do automóvel colou, a viatura cruzou a linha de meta e seguiu em frente”, disse.

Uma tese igualmente defendida pelo comandante da GNR de Murça. De acordo com Teodoro Silvano as primeiras perícias ao veículo acidentado e aprendido pelos militares apontam para uma “falha técnica”. A viatura “terá bloqueado” e seguiu em frente abalroando os espetadores.

Já o presidente da Câmara Municipal de Murça fez questão de salientar que “não houve falha dos mecanismos de segurança” e recordou que esta prova “acontece desde os anos 80, sem registo de incidentes” e segundo as normas impostas pelas Federação Internacional do Automóvel e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Sabe-se agora que as vítimas mortais deste acidente são um homem e uma mulher, ambos com 55 anos e naturais de Murça. Um dos feridos graves é um bombeiro da corporação de Murça que estava a dar apoio à prova. Sobre os restantes feridos, que foram transportados para o Hospital de Vila Real, ainda não há informação.

O acidente mortal deixou Murça em choque e, por isso, foram decretados três dias de luto municipal.

Marcelo lamenta acidente

Ainda no domingo, o Presidente da República lamentou, na sua página oficial, as duas vítimas mortais resultantes deste acidente e desejou as "rápidas melhoras" aos quatro feridos.

De acordo com a mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu "aos familiares [das vítimas] as mais sentidas condolências".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório