Meteorologia

  • 04 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Rali Sprint de Guimarães. Condenados em acidente que matou três pessoas

Acidente remonta a setembro de 2014, altura em que oito pessoas foram colhidas por um veículo automóvel.

Rali Sprint de Guimarães. Condenados em acidente que matou três pessoas

Quatro arguidos foram condenados pelo Tribunal de Braga por crimes de homicídio negligente durante a classificativa do Rali Sprint de Guimarães, altura em que foram colhidos oito espectadores, três dos quais morreram. 

O tribunal condenou quatro arguidos pela prática de três crimes de homicídio negligente, três dos quais na pena de 22 meses de prisão suspensa e um na pena de 26 meses de prisão também suspensa. Os factos remontam a setembro de 2014, quando, na EM 579-2, em Vila Nova de Infantas, Guimarães, as oito pessoas foram colhidas.

Revela a nota da Procuradoria-Geral Distrital do Porto que o tribunal considerou provado que no veículo acidentado tinham sido feitas alterações que "enfraqueceram as suas condições de segurança".

E essas modificações levaram a que, "no decurso da prova, os esforços incidentes sobre o conjunto roda/suspensão levassem à rutura gradual de parafusos de fixação, à consequente frouxidão da roda traseira esquerda e à perda de controlo do veículo por quem o tripulava". Não conseguiu, porém, provar o tribunal quem fez estas alterações.

Saliente-se que os quatro arguidos foram condenados enquanto responsáveis pela organização da prova, já que ficou provado que esta "foi posta em execução em flagrante violação das normas que regem a segurança nos ralis". Em causa está o facto de "não estarem identificadas zonas de risco, nem protegidas com equipamentos de segurança especiais" e de "não estarem estabelecidas zonas específicas de segurança para o público". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório