Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica, FC Porto e Sporting alvo de buscas por crimes fiscais

As SAD's do Benfica, F.C. Porto, Sporting e Sp. Braga estão a ser alvo de buscas por suspeitas de crimes relacionados com transferências de jogadores, avançam a RTP e a TVI24.

Benfica, FC Porto e Sporting alvo de buscas por crimes fiscais
Notícias ao Minuto

09:15 - 04/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Buscas

Estão, na manhã desta quarta-feira, a decorrer buscas nas SAD's dos principais clubes portugueses, informação entretanto confirmada pela Autoridade Tributária.

Mais de 100 inspetores da Autoridade Tributária estão no Estádio da Luz, desde as 8h00, numa operação que se estende ao Sporting, ao Futebol Clube do Porto e ao Sporting de Braga. 

A RTP detalha que as autoridades chegaram ao Estádio José Alvalade também pelas 8h00 da manhã e dirigiram-se aos escritórios da SAD dos leões. Estarão a procurar contratos e documentos que documentem comissões pagas a agentes desportivos. 

Ainda de acordo com a estação de televisão, estes elementos das autoridades estão a ser acompanhados por elementos do departamento jurídico do clube. 

Também os escritórios da Gestifute, que pertence ao empresário Jorge Mendes, estarão a ser visados nestas buscas. As sociedades de advogados envolvidas na defesa dos clubes estão igualmente sobre escrutínio. 

Avança a TVI24 que, até ao momento, as autoridades ainda não fizeram detenções no âmbito deste processo que está a ser tutelado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e pela Autoridade Tributária. 

Em comunicado enviado às redações, o Ministério Público confirma que estão em curso 76 buscas "domiciliárias, designadamente, em diversos clubes de futebol, respetivas sociedades e dirigentes, escritórios de advogados e agentes intermediários". 

No inquérito, refere ainda a mesma nota, estão a ser investigados "negócios do futebol profissional, realizados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português". 

Este esquema terá sido realizado "através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais".

[Notícia atualizada às 11h37]

Leia Também: Vouchers. PJ crê ter indícios de corrupção desportiva contra o Benfica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório