Um homem de 40 anos, condutor de uma viatura TDVE, foi detido, na tarde de segunda-feira, por ser "suspeito da prática dos crimes de ameaças e injúrias a agente de autoridade", nas imediações do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou que "durante a gestão de uma ocorrência relacionada com um autocarro consumido pelas chamas na zona das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, foram encerradas as vias de acesso a essa área, nomeadamente junto à rotunda da Avenida de Berlim/Rotunda da BP".
No entanto, o condutor "dirigiu-se ao local e imobilizou a viatura, constrangendo gravemente a circulação do trânsito".
Face ao ocorrido, os agentes da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço ordenaram-lhe que "abandonasse o local", mas o "condutor recusou-se a cumprir a ordem, gritando do interior da viatura expressões injuriosas".
"Perante o escalar da situação, foi-lhe comunicado que, caso persistisse na sua conduta, incorreria na prática do crime de desobediência", explicou a PSP.
Apesar de ter acedido à ordem da PSP e ter começado a sair do local, o homem ainda "proferiu pela janela do veículo várias expressões de ameaça e injúrias para com os polícias".
O homem acabou por ser intercetado "pouco depois" pelos agentes, uma vez que o "tráfego existente" fez com que não conseguisse "afastar-se por completo".
"Durante a abordagem, foi-lhe solicitado o documento de identificação e face à gravidade das palavras proferidas, o mesmo foi detido", explicou a PSP.
No entanto, "mesmo após estar algemado e ainda na via pública, o detido continuou a adotar uma postura provocadora e ameaçadora, proferindo frases de ameaças".
Segundo a PSP, o detido foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, tendo sido posteriormente notificado para se apresentar no Juízo de Pequena Instância Criminal de Lisboa.
Sublinhe-se que, em Portugal, as penas para ameaça e injúria variam conforme a gravidade e podem ir de multas a penas de prisão.
Leia Também: PSP detém homem suspeito de agredir a mãe de 76 anos no Porto