Condutor de TDVE detido por ameaçar e insultar polícias em aeroporto

O condutor de uma viatura TDVE ameaçou e injuriou agentes da PSP quando tentava aceder ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Já algemado, "continuou a adotar uma postura provocadora e ameaçadora".

14 August 2020, Portugal, Lissabon: The inscription "Aeroporto Humberto Delgado Lisboa" can be seen at the entrance to the airport. The airport is the largest commercial airport in the country. Photo: Matthias Balk/dpa (Photo by Matthias Balk/picture alli

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/07/2025 20:07 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

País

PSP

Um homem de 40 anos, condutor de uma viatura TDVE, foi detido, na tarde de segunda-feira, por ser "suspeito da prática dos crimes de ameaças e injúrias a agente de autoridade", nas imediações do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

 

Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou que "durante a gestão de uma ocorrência relacionada com um autocarro consumido pelas chamas na zona das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, foram encerradas as vias de acesso a essa área, nomeadamente junto à rotunda da Avenida de Berlim/Rotunda da BP".

No entanto, o condutor "dirigiu-se ao local e imobilizou a viatura, constrangendo gravemente a circulação do trânsito". 

Face ao ocorrido, os agentes da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço ordenaram-lhe que "abandonasse o local", mas o "condutor recusou-se a cumprir a ordem, gritando do interior da viatura expressões injuriosas".

"Perante o escalar da situação, foi-lhe comunicado que, caso persistisse na sua conduta, incorreria na prática do crime de desobediência", explicou a PSP.

Apesar de ter acedido à ordem da PSP e ter começado a sair do local, o homem ainda "proferiu pela janela do veículo várias expressões de ameaça e injúrias para com os polícias".

O homem acabou por ser intercetado "pouco depois" pelos agentes, uma vez que o "tráfego existente" fez com que não conseguisse "afastar-se por completo".

"Durante a abordagem, foi-lhe solicitado o documento de identificação e face à gravidade das palavras proferidas, o mesmo foi detido", explicou a PSP.

No entanto, "mesmo após estar algemado e ainda na via pública, o detido continuou a adotar uma postura provocadora e ameaçadora, proferindo frases de ameaças".

Segundo a PSP, o detido foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, tendo sido posteriormente notificado para se apresentar no Juízo de Pequena Instância Criminal de Lisboa.

Sublinhe-se que, em Portugal, as penas para ameaça e injúria variam conforme a gravidade e podem ir de multas a penas de prisão.

Leia Também: PSP detém homem suspeito de agredir a mãe de 76 anos no Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas