Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo quer parceria com privado para reabrir urgência do Garcia de Orta

A ministra da saúde anunciou hoje que está a ser equacionada uma parceria com uma empresa de prestação de serviços para que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta reabra aos fins de semana, a partir de abril.

Governo quer parceria com privado para reabrir urgência do Garcia de Orta
Notícias ao Minuto

20:44 - 03/03/20 por Lusa

País Garcia de Orta

"Estamos em articulação com uma entidade privada que permitirá garantir o funcionamento todos os fins de semana no período noturno. A urgência ficaria coberta de quinta a domingo", adiantou Marta Temido.

A governante falava na Comissão de Saúde do parlamento, onde está a ser ouvida pelo PSD, PCP e BE sobre o ponto de situação da unidade hospitalar, que se encontra encerrada no período noturno desde novembro, devido à falta de especialistas para assegurar a escala.

O Governo está também a equacionar a contratação de especialistas de hospitais de Lisboa, mas, neste momento, a parceria com o privado é o mais "firme" para que a urgência pediátrica reabra à noite "o mais depressa possível".

Ainda assim, frisou que a "solução permanente" para este problema só passará "pela contratação de mais cinco pediatras" que consigam assegurar a escala de serviço.

Em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que ia avançar com a contratação direta de cinco pediatras para o hospital, uma vez que não houve candidaturas para as vagas abertas na especialidade de pediatria no concurso de segunda época de 2019.

No entanto, segundo Marta Temido, estas vagas também ainda não foram preenchidas, apesar de "dois recém-especialistas da próxima época terem mostrado disponibilidade para integrar a equipa".

Por seu lado, os deputados da comissão de Saúde defenderam que os concursos ficaram vazios porque há um problema de "falta de atratividade" nas condições que são oferecidas aos especialistas.

Neste sentido, a ministra indicou que o Governo está a trabalhar para "oferecer melhores condições".

"Vamos apostar na diferenciação daquilo que é a oferta de carreira, mas também noutras áreas que têm que ser postas em cima da mesa quando vêm trabalhar para o Serviço Nacional de Saúde. Não é só a questão remuneratória que está em cima da mesa, mas também haver projetos aliciantes", apontou.

Em último caso, se continuar a não haver candidatos às vagas disponíveis, Marta Temido admite que poderá "equacionar a abertura de uma exploração de concessão" ao serviço de urgência pediátrica.

"Esta população precisa de uma resposta e, se não conseguirmos fazê-lo com base em concursos, temos que pensar noutras soluções", defendeu.

A falta de especialistas já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 pediatras para o setor privado.

Para colmatar o encerramento da urgência, foi prolongado o horário de funcionamento dos centros de saúde da Amora, no Seixal, e Rainha Dona Leonor, em Almada, das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10h00 às 22h00, ao fim de semana.

O Hospital Garcia de Orta abrange os concelhos de Almada e Seixal, no distrito de Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório