Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

DGS pede tranquilidade. Internamento de novo caso é "por precaução"

O internamento do doente suspeito de infeção com coronavírus no Hospital São João no Porto "é apenas por precaução", disse à agência Lusa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhando que a DGS está a "atenta à situação".

DGS pede tranquilidade. Internamento de novo caso é "por precaução"
Notícias ao Minuto

22:45 - 23/02/20 por Lusa

País Covid-19

"É apenas um caso suspeito, o seu internamento é apenas por precaução", afirmou Graça Freitas sobre o novo caso suspeito de infeção por coronavírus hoje detetado em Portugal, num homem proveniente de Milão.

"Estamos a acompanhar atentamente a situação em Itália, que está circunscrita a algumas zonas, não ao país inteiro. De qualquer maneira, de facto, internámos uma pessoa para investigação, apenas por precaução", adiantou Graça Freitas.

Este é o 13.º caso suspeito de infeção com Covid-19 detetado em Portugal. Todos os 12 casos anteriores foram negativos.

Reconhecendo que "muitas pessoas de Portugal estiveram em Itália nos últimos dias, nas últimas semanas, sobretudo nos últimos 14 dias, que são os dias que interessam,", a diretora-geral da Saúde fez questão de "deixar uma palavra de tranquilidade a estas pessoas, mas dizer-lhes também que estejam atentas".

"Se estão assintomáticas, [devem] estar atentas ao aparecimento eventual de sintomas, sobretudo se estiveram com doentes em Itália", disse Graça Freitas.

"Vamos publicar no nosso 'site' as áreas afetadas [em Itália] para as pessoas poderem saber quais são os focos onde a doença está presente", anunciou ainda, "para que as pessoas não pensem que é a Itália inteira que está no mesmo nível de risco".

"Amanhã (segunda-feira) vamos ter que falar com as autoridades de Itália para saber exatamente qual é o nível de risco, porque também temos que perceber melhor o que se está a passar em Itália", prosseguiu a diretora-geral da Saúde.

De acordo com o nível de risco que for determinado através das conversações com as autoridades italianas, a DGS vai reunir a sua 'task-force' dedicada ao combate ao COVID-19 "para analisar esse risco mais objetivamente, percebendo o que se está passar exatamente, quais são as zonas afetadas, e, em função disso, tomar-se-ão as medidas que forem consideradas pertinentes e necessárias", disse Graça Freitas. "Muitas vezes, temos que tomar estas medidas em alinhamento com outros países da União Europeia", acrescentou.

A quem regressou recentemente de Itália, Graça Freitas aconselha "tomar aquelas precauções básicas de higiene das mãos, higiene respiratória, não tossir nem espirrar em direção a outras pessoas ou até mesmo falar, manter algum distanciamento social", mas também "não frequentar sítios fechados e com muita gente, a não socializar em termos de afetos. Muitos beijos e muitos abraços não serão o mais indicado nesta altura", disse.

"Pelo menos, nos próximos dias, até nós entendermos bem o que se está a passar em Itália, nomeadamente como é que este foco se instalou, como é que a doença poderá ter iniciado", sublinhou.

Insistindo para que "as pessoas se mantenham tranquilas", a diretora-geral da Saúde sublinha que quem eventualmente tenha sintomas - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deverá contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24.

O Governo italiano colocou até agora em quarentena 11 cidades nas regiões da Lombardia e de Veneto, no norte do país, para tentar conter o surto que já provocou três mortos.

As infeções pelo novo coronavírus em quatro regiões do norte de Itália elevam-se a 132, depois de realizadas análises a cerca de 3.000 pessoas com sintomas suspeitos, informou hoje o presidente da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli. A maioria dos casos regista-se na Lombardia, com 89 infetados, seguida de Veneto, com 24 casos, dois dos quais na cidade de Veneza. Em Piacenza, na região de Emilia Romanha, há nove casos confirmados, em Piemonte seis e na Lácio dois, neste caso turistas chineses.

proteção civil italiana não conseguiu, até ao momento, determinar o "paciente zero", o primeiro caso em território italiano, pelo que "é difícil prever a propagação" do vírus no país, explicou Borrelli.

Na Lombardia, a região mais rica de Itália, todas as escolas e universidades vão estar encerradas na próxima semana e foi decretada a suspensão de todos os eventos públicos e atividades de caráter comercial e em Veneza foram suspensas as festividades do carnaval.

[Notícia atualizada às 23h27]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório