Meteorologia

  • 31 MARçO 2020
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

ERC aprova alteração do controlo dos meios detidos pela Prisa

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou, sem votos compra, a alteração de titularidade da Media Capital detida pela Prisa para a Cofina, anunciou hoje a dona do Correio da Manhã.

ERC aprova alteração do controlo dos meios detidos pela Prisa
Notícias ao Minuto

18:44 - 21/02/20 por Lusa

País Cofina/Media Capital

"A Cofina SGPS informa" que a ERC "aprovou, sem votos contra, a alteração do controlo dos meios detidos pela Prisa, através da Vertix (grupo Media Capital), para a Cofina SGPS", refere, em comunicado.

"Após esta aprovação, a Cofina tem a expetativa de concluir a aquisição do capital detido pela Prisa no Grupo Media Capital na segunda semana de março", acrescenta a empresa liderada por Paulo Fernandes.

"O novo grupo Cofina será uma plataforma mais competitiva, capaz de assegurar aos portugueses, uma oferta diversificada de conteúdos, seja de informação, seja de entretenimento", acrescenta.

"Esta aquisição permite ainda a criação de um grupo financeiramente forte, que é o melhor garante da independência editorial e da criação de valor para todos os 'stakeholders' [partes envolvidas], incluindo colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores e parceiros", salienta, referindo que "os objetivos da Cofina passam por ter um grupo de media tecnologicamente evoluído, capaz de gerar eficiências e com foco contínuo na liderança dos segmentos em que opera, assegurando a sustentabilidade dos conteúdos de língua portuguesa".

Em 30 de dezembro, a Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou a sua não oposição à compra da Media Capital pela Cofina, que era uma das condições da dona do Correio da Manhã para o sucesso da oferta.

Uma semana antes, a Cofina anunciou ter acordado com a Prisa a redução do preço da compra em 50 milhões de euros face aos 255 milhões de euros ['enterprise value'] comunicados em 21 de setembro.

O grupo Cofina detém, além do Correio da Manhã e do Record, a CM TV, o Jornal de Negócios, a revista Sábado, entre outros títulos.

Por sua vez, a Media Capital conta com seis canais de televisão e a plataforma digital TVI Player. Além da TVI, canal generalista em sinal aberto, conta com a TVI24, TVI Reality, TVI Ficção, TVI Internacional e TVI África.

A Media Capital tem também rádios, nas quais se inclui a Comercial.

Cofina estima que a compra da dona da TVI esteja concluída no primeiro trimestre deste ano e que represente sinergias de 46 milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório