Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Isabel Camarinha é "uma mulher do terreno"

A coordenadora cessante da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, afirmou hoje que a nova líder da CGTP, Isabel Camarinha, é "uma mulher do terreno" que esteve "sempre ao lado dos trabalhadores".

Isabel Camarinha é "uma mulher do terreno"
Notícias ao Minuto

13:21 - 15/02/20 por Lusa

País Ana Avoila

Ana Avoila falava à Lusa à margem do XIV Congresso da CGTP, que começou na sexta-feira e termina hoje na Arrentela, Seixal, numa reação à eleição, durante a madrugada, de Isabel Camarinha como secretária-geral da CGTP.

"É uma secretária-geral que vai prosseguir toda uma linha de trabalho baseada em princípios desta grande central sindical", sublinhou Avoila, que é um dos oito elementos da comissão executiva da CGTP que saem da intersindical neste congresso por limite de idade.

Segundo a coordenadora cessante da Frente Comum, Isabel Camarinha "é uma mulher do terreno, com grande experiência do que é o mundo do trabalho e, portanto, está à altura" do cargo.

"A Isabel certamente vai responder pelo coletivo, pelas decisões coletivas e é isso que interessa", concluiu Ana Avoila.

De acordo com a dirigente sindical, a nova secretária-geral da CGTP "é uma mulher que trabalha desde muito nova, sempre se empenhou na luta no seu setor, que sempre esteve ao lado dos trabalhadores, uma mulher que esteve sempre ao lado das mulheres trabalhadoras, que lutou sempre e esteve sempre no momento certo, ao lado de quem luta".

Isabel Camarinha foi eleita esta madrugada secretária-geral da CGTP com 115 votos favoráveis entre os 147 elementos do Conselho Nacional da central sindical.

A nova líder da maior central sindical do país recebeu ainda 25 votos brancos e um nulo.

Foi ainda eleita a nova comissão executiva da CGTP, com 134 votos a favor e nove brancos.

Já Ana Avoila vai deixar o sindicalismo, após 34 anos de dedicação exclusiva, passando o testemunho a Sebastião Santana na comissão executiva da CGTP. O sindicalista já assumiu, por sua vez, a liderança da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSP) no congresso que se realizou há cerca de um mês em Braga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório