Usava jogo 'Fortnite' para aliciar crianças a filmarem-se em atos sexuais

A PJ encontrou milhares de ficheiros multimédia de crianças em práticas sexuais explícitas.

videojogos

© iStock

Notícias ao Minuto
23/01/2020 12:30 ‧ 23/01/2020 por Notícias ao Minuto

País

Salvaterra de Magos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem, de 19 anos, por suspeitas dos crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores em Salvaterra de Magos, informou a força policial numa nota enviada, esta quinta-feira, às redações

O suspeito, empregado comercial, conhecia as vítimas através de jogos online, principalmente, do 'Fortnite'. Aproveitando-se da interação proporcionada no jogo, o agressor mantinha o contacto e criava uma relação íntima com as crianças, através do WathsApp ou das redes sociais Facebook e Instagram.

Após ganhar a sua confiança, o jovem pedia aos menores para se filmarem "com o telémovel enquanto praticavam atos sexuais de relevo". Depois, pedia para as crianças lhe enviarem os vídeos. 

O suspeito visualizava depois as gravações para "própria satisfação sexual" e partilhava com outros internautas. Para garantir que não deixava um rasto digital, o jovem criava e enviava instruções aos menores, "ensinando-lhes a apagar quer a gravação dos vídeos que lhe enviavam, quer os registos digitais gerados pelas comunicações entre ele e as vítimas".

Na sequência da detenção, e após uma busca domiciliária à residência do suspeito, a PJ encontrou milhares de ficheiros multimédia de crianças em práticas sexuais explícitas.

"A investigação vai prosseguir no sentido de tentar identificar o maior número possível das inúmeras vítimas existentes, a partir da análise da imensidão de dados apreendidos e da realização de perícias forenses de informática", refere ainda a PJ no referido comunicado. 

O detido foi presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações diárias no posto policial da área de residência, proibição de usar equipamentos informáticos com acesso à Internet e obrigação de se sujeitar a tratamento psiquiátrico, em instituição adequada.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas