Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Usava jogo 'Fortnite' para aliciar crianças a filmarem-se em atos sexuais

A PJ encontrou milhares de ficheiros multimédia de crianças em práticas sexuais explícitas.

Usava jogo 'Fortnite' para aliciar crianças a filmarem-se em atos sexuais
Notícias ao Minuto

12:30 - 23/01/20 por Notícias ao Minuto

País Salvaterra de Magos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem, de 19 anos, por suspeitas dos crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores em Salvaterra de Magos, informou a força policial numa nota enviada, esta quinta-feira, às redações

O suspeito, empregado comercial, conhecia as vítimas através de jogos online, principalmente, do 'Fortnite'. Aproveitando-se da interação proporcionada no jogo, o agressor mantinha o contacto e criava uma relação íntima com as crianças, através do WathsApp ou das redes sociais Facebook e Instagram.

Após ganhar a sua confiança, o jovem pedia aos menores para se filmarem "com o telémovel enquanto praticavam atos sexuais de relevo". Depois, pedia para as crianças lhe enviarem os vídeos. 

O suspeito visualizava depois as gravações para "própria satisfação sexual" e partilhava com outros internautas. Para garantir que não deixava um rasto digital, o jovem criava e enviava instruções aos menores, "ensinando-lhes a apagar quer a gravação dos vídeos que lhe enviavam, quer os registos digitais gerados pelas comunicações entre ele e as vítimas".

Na sequência da detenção, e após uma busca domiciliária à residência do suspeito, a PJ encontrou milhares de ficheiros multimédia de crianças em práticas sexuais explícitas.

"A investigação vai prosseguir no sentido de tentar identificar o maior número possível das inúmeras vítimas existentes, a partir da análise da imensidão de dados apreendidos e da realização de perícias forenses de informática", refere ainda a PJ no referido comunicado. 

O detido foi presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações diárias no posto policial da área de residência, proibição de usar equipamentos informáticos com acesso à Internet e obrigação de se sujeitar a tratamento psiquiátrico, em instituição adequada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório