Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"No Parlamento há adversários políticos, não há inimigos pessoais"

Ferro Rodrigues desejou esta quinta-feira votos de um Feliz Natal ao Presidente da República. No seu discurso, aproveitou para dizer mais do que isso.

"No Parlamento há adversários políticos, não há inimigos pessoais"
Notícias ao Minuto

13:32 - 19/12/19 por Melissa Lopes

País Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República começou por sublinhar esta quinta-feira, no Palácio de Belém, que a cerimónia de votos de boas festas ao Presidente da República não é apenas uma cerimónia de solidariedade institucional. É também, destacou Ferro Rodrigues, "uma cerimónia por onde passa muita franqueza e muita amizade pessoal entre nós".

Dirigindo-se ao chefe de Estado, Ferro lembrou que a Assembleia da República  tem este ano um "novo desafio, visto que há um conjunto  de diplomas que entraram em vigor com a nova legislatura e que são muito importantes para o reforço da transparência e da qualidade dos trabalhos no Parlamento", disse, referindo-se às novas exigências em matérias de incompatibilidades, ao estatuto do deputado e outras questões. 

Para o segundo representante do Estado, "este é um Parlamento diferente, um Parlamento novo". De qualquer forma, frisou, "há questões que são estruturais e que se vão manter como o respeito institucional pelos órgãos de soberania e pelo próprio órgão soberano, o Parlamento".

E prosseguindo, afirmou que 2019 foi um ano importante. "Cumpriu-se o quarto ano da legislatura e houve estabilidade política durante quatro anos e depois verificou-se nas eleições que tudo correu de acordo com os princípios democráticos", salientou, destacado, por outro lado, a "resposta fraca do eleitorado com uma taxa de abstenção demasiadamente elevada". Na sua opinião, uma taxa alta acontece também por motivos técnicos e pelo facto de os cadernos eleitorais não estarem suficientemente atualizados, apontou. 

Para o presidente da Assembleia da República, este ano "correu bem do ponto de vista político e estabilidade". "Em termos económicos e financeiros, os resultados são aqueles que são possíveis, mas acima da média europeia em alguns casos e com uma redução muito forte da taxa de desemprego. Foi toda uma legislatura que do ponto de vista político, económico e social se progrediu", destacou, colocando agora o foco na atual legislatura: "Obviamente que se pode progredir mais e melhor", afirmou. 

E como nem tudo são rosas, Ferro Rodrigues lembrou que "o ano terminou mal com o fracasso das negociações sobre as alterações climáticas [na COP25], que é algo que nos deve preocupar a todos". "Por  mais que os países queriam avançar, há forças poderosas que estão no sentido inverso e que impediram esse avanço", lamentou. 

Na parte final da mensagem, Ferro falou sobre a sua própria função no Parlamento, prometendo manter a tranquilidade. "Na AR, mantenho toda a tranquilidade independentemente das novas condições na certeza que o respeito pela instituição e pelas outras instituições democráticas é algo de que nunca transigirei", disse, sublinhando estar seguro que "todos farão o seu esforço nesse sentido". E rematou com: "Na AR, há adversários políticos, não há inimigos pessoais". 

Por fim, desejou um Feliz Natal ao Presidente, bem como aos seus familiares e amigos.

Recorde-se que, recentemente, Ferro Rodrigues viu-se envolvido numa polémica com o Chega, depois de ter advertido o deputado no Parlamento pelo uso excessivo da palavra "vergonha". Uma chamada de atenção que André Ventura não gostou, tendo inclusive solicitado uma audiência com o Presidente da República sobre o caso. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório