Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Campanha da McDonald’s Portugal gerou revolta nas redes sociais

A campanha 'Sundae Bloody Sundae' fez uma referência inadvertida a um massacre na Irlanda do Norte e não passou despercebida.

Campanha da McDonald’s Portugal gerou revolta nas redes sociais
Notícias ao Minuto

18:56 - 31/10/19 por Fábio Nunes

País McDonald's

Uma campanha promocional da McDonald’s Portugal a pensar no Halloween chegou além-fronteiras, mas pelos piores motivos. A campanha intitulada ‘Sundae Bloody Sundae’ oferece um sundae na compra de outro e inspirou-se na célebre música dos U2 ‘Sunday Bloody Sunday’, mas inadvertidamente a McDonald’s Portugal fez uma referência a um dos piores massacres na Irlanda do Norte, no qual morreram 13 pessoas, e que originou o título da música dos U2.

Um cliente viu a campanha num McDonald’s em Cascais e tirou uma fotografia que começou a circular nas redes sociais. A campanha gerou uma onda de críticas, segundo a Sky News.

Um utilizador considerou a campanha “terrível” e outro sugeriu que a McDonald’s devia “procurar no Google Bloody Sunday e sobre o que trata a música dos U2”.

“Odeio fazer-te isto McDonald’s mas ‘Sunday Bloody Sunday’ é na realidade sobre um massacre que aconteceu em Derry em 1972”, escreveu outra pessoa.

A reação negativa à campanha levou a um pedido de desculpas por parte da McDonald’s.

“Durante a promoção do seu gelado de Halloween, a McDonald’s Portugal desenvolveu uma campanha para o mercado local para um pequeno número dos seus restaurantes. A campanha deveria ser uma celebração do Halloween, não uma referência insensível a um evento histórico ou para chatear ou insultar alguém. Pedimos desculpas por qualquer ofensa ou angústia que tenha causado. Todos os materiais promocionais foram retirados dos restaurantes”, disse uma porta-voz da McDonald’s.

O dia 30 de janeiro de 1972, um domingo, foi um dos mais negros na história da Irlanda do Norte, tendo ficado conhecido como Bloody Sunday (Domingo Sangrento). O exército britânico abriu fogo sobre manifestantes que participavam numa marcha por direitos civis. 13 pessoas morreram e 15 ficaram feridas. 

Só em 2010 o governo britânico pediu desculpa pelo massacre. David Cameron, então primeiro-ministro do Reino Unido, deslocou-se a Derry para pedir desculpas. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório