Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Concluída passagem às 35 horas para todos os profissionais do SNS

Ministério da Saúde anuncia que a passagem do horário de 40 horas semanas para as 35 horas foi concluído, abarcando todas as classes profissionais do SNS.

Concluída passagem às 35 horas para todos os profissionais do SNS

"O Ministério da Saúde concluiu a passagem do horário normal de trabalho das 40 para as 35 horas semanais para todas as classes profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", pode ler-se no comunicado da tutela, enviado esta sexta-feira para as redações, ficando de fora apenas os profissionais do Hospital de Braga.

A proposta de acordo apresentada foi assinada pela Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) e pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).  

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais recusou-se a assinar, por considerar "imperativo incluir os profissionais do Hospital de Braga". Estes não são abrangidos enquanto "estiverem em análise as diferentes situações contratuais", fruto das alterações na gestão do hospital.

Recorde-se que a passagem às 35 horas na saúde abrangeu enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos e assistentes operacionais. Os médicos, que beneficiam de um regime diferente, não estiveram integrados nesta transição.

No ano passado, deu-se a segunda fase do processo, passando este novo horário a abranger os trabalhadores em regime de contrato individual de trabalho.

O Ministério da Saúde esclareceu que as 35 horas já estavam em funcionamento com a "generalidade dos profissionais, com exceção dos que ainda não dispunham de um acordo específico - técnicos superiores de saúde, informáticos, docentes, administradores hospitalares e capelães".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório