Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Risco de incêndio: SMS da Proteção Civil chegou a 6 milhões de pessoas

Nas duas primeiras horas, entre as 8h e as 10h, foram entregues com sucesso 80% das mensagens, assegura a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Risco de incêndio: SMS da Proteção Civil chegou a 6 milhões de pessoas
Notícias ao Minuto

10:20 - 05/09/19 por Melissa Lopes

País Incêndios

A mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para o risco de incêndio rural, enviada esta quinta-feira, dia 4 de setembro, através de SMS pelos operadores das redes móveis, foi recebida, nas primeiras quatro horas, por 5 895 608 cidadãos que se encontravam nos 13 distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial nível Vermelho.

O balanço é feito pela Proteção Civil, que refere em comunicado que, das mensagens enviadas, cerca de 242 mil foram enviadas, em inglês, a emigrantes ou cidadãos estrangeiros que se encontram nesses distritos.

De acordo com a Proteção Civil, nas primeiras duas horas, entre as 8h00 e as 10h00, "foram entregues com sucesso cerca de 80% das mensagens". Às 12h00, 4 horas após o início do processo,  o número de mensagens entregues com sucesso foi superior a 90%.

A ANEPC esclarece que se  o telefone estiver desligado ou sem cobertura de rede a mensagem não é entregue, pelo que não é considerada nos valores percentuais referidos.

Além disso,  ANEPC recorda que tem também em funcionamento uma linha de apoio ao cidadão que, nas quatro horas após o envio do SMS, recebeu 745 chamadas.

Esta quinta-feira, estão em risco máximo de incêndio cerca de cem concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Vila Real, Braga, Viana do Castelo e Bragança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório