Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Júri de "renome" vai eleger a vencedora do Prémio Terre de Femmes 2020

As candidaturas à 11.ª edição do Prémio Terre de Femmes já estão abertas e, sabe o Notícias ao Minuto, serão avaliadas por especialistas “de renome”. Serão Luísa Schmidt, Susana Fonseca, Mário Grácio e Milene Matos a decidir as eco-cidadãs de 2020.

Notícias ao Minuto

15:00 - 12/08/19 por Ana Lemos

País Prémios

Se é mulher, tem 18 anos (ou mais) e um projeto no terreno amigo do ambiente, saiba que há um prémio no valor de 18 mil euros que pode ajudá-la a levar mais além o seu trabalho. Falamos do Prémio Terre de Femmes que, todos os anos, premeia mulheres amigas do Ambiente.

As candidaturas abriram no passado dia 19 de julho mas até ao dia 30 de setembro pode apresentar a sua candidatura. “É decisivo para a designação das premiadas avaliar a ligação dos projetos ao mundo ambiental, os benefícios que daí decorram para as comunidades e a implicação da mulher que desenvolve a ação. É importante que se sinta a energia e força mobilizadora da candidata em torno do projeto”, a dica às candidatas é deixada por Ana Ribeiro, porta-voz da Yves Rocher Portugal.

Na seleção dos projetos, o júri terá em atenção “o teor e impacto dos mesmos, nomeadamente na combinação dos seguintes critérios: ligação ao ambiente; fase de realização do projeto; perspetivas duradoras; e benefício para a comunidade/sociedade”.

Este ano o painel de júri do prémio contará com a participação dos especialistas Luísa Schmidt, Susana Fonseca, Mário Grácio e Milene Matos. Serão eles quem vai eleger as grandes vencedoras da 11.ª edição do Prémio Terre de Femmes.

“Este grupo de especialistas de renome tem a difícil tarefa de avaliar e distinguir projetos entre as dezenas de candidaturas que todos os anos recebemos e, para nós, é um verdadeiro orgulho contar com personalidades que são, por si só, protagonistas de importantes iniciativas na área ambiental em Portugal e no mundo”, destaca Ana Ribeiro, porta-voz da Yves Rocher Portugal.

Quem é quem

Luísa Schmidt é investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, coordenadora do Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, e é autora do livro ‘Portugal - ambientes de Mudança’.

Atualmente investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Susana Fonseca é membro da direção da Associação ZERO e um dos principais rostos na luta pela concretização do desenvolvimento sustentável em Portugal.

Mário Grácio é técnico especialista no gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e membro da Direção da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).

E, este ano, marcará também presença no painel de júri Milene Matos, vencedora do prémio em 2015 e a única vencedora nacional (até hoje) do Terre de Femmes a ganhar também a competição internacional. Atualmente, é coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada e é membro-fundadora da Associação Bio Living.

Para aceder à ficha de candidatura, aceda aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório