Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Hospital de Faro abre inquérito à transferência de grávida para Lisboa

O bebé morreu assim que nasceu, depois de a mãe ter sido submetida a uma cesariana. Hospital de Faro vai abrir inquérito ao caso, dá conta a TVI 24.

Hospital de Faro abre inquérito à transferência de grávida para Lisboa
Notícias ao Minuto

14:34 - 07/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Hospital de Faro

Uma grávida, com 32 semanas de gestação, foi transferida do Hospital de Faro para o Amadora-Sintra, onde foi submetida a uma cesariana. O bebé morreu logo após o nascimento e, de acordo com a TVI 24, o Hospital de Faro vai abrir um inquérito ao caso. 

A mulher de 23 anos tinha indicação para realização de um parto prematuro. Fontes ligadas ao caso confirmaram à agência Lusa que a grávida apresentava um quadro de pré-eclâmpsia, que se traduz em hipertensão na gravidez e de descolamento da placenta - que podem significar risco de vida para a mãe e para o bebé. 

A grávida terá sido transferida por insuficiência de meios no Hospital de Faro, no caso a falta de incubadora - imperiosa para a sobrevivência de um bebé prematuro. 

Em declarações à agência Lusa, o bastonário Miguel Guimarães disse desconhecer em pormenor o caso da grávida transferida, mas lembra que a transferência constante de grávidas entre instituições pode "comportar risco". 

O bastonário entende que, caso a transferência da grávida se tenha ficado a dever a falta de meios no Algarve para fazer o parto, "o Ministério da Saúde terá uma responsabilidade sobre isso". O bastonário sublinha que a insuficiência de meios humanos nas maternidades do sul do país, incluindo a região de Lisboa, foi "várias vezes denunciada" pela Ordem e entende que a constante "circulação de grávidas por falta de condições adequadas" dos serviços pode trazer riscos e ter "consequências indesejadas".

Já o hospital Amadora-Sintra refere que a grávida que foi transferida do Algarve e cujo bebé acabou por morrer foi "prontamente assistida" e teve "todos os cuidados de saúde considerados necessários". A administração do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) indica que a "transferência entre hospitais do SNS de utentes grávidas é uma situação que ocorre sempre que clinicamente necessário e seguindo as normas de garantia da segurança das utentes".

"A utente foi informada da complexidade da situação clínica pelos profissionais de saúde e envolvida nas decisões tomadas. Apesar de todos os esforços, a gravidade da situação clínica determinou o falecimento do recém-nascido, facto que lamentamos profundamente", refere a resposta do Amadora-Sintra enviada à Lusa.

Por sua vez, o Ministério da Saúde considera que "foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados" no caso do bebé que morreu no Amadora-Sintra depois de a mãe ter sido transferida de Faro.

"O Ministério da Saúde tem estado a acompanhar a situação e teve conhecimento, junto dos hospitais, de que foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados. O Ministério da Saúde lamenta profundamente o falecimento do bebé", indicou o Ministério numa resposta à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório