Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Apostou tudo em agosto? Conte com tempo fresco, vento e até chuviscos

O arranque do mês de agosto confirmará um verão "realmente tímido".

Apostou tudo em agosto? Conte com tempo fresco, vento e até chuviscos
Notícias ao Minuto

15:17 - 31/07/19 por Melissa Lopes

País Verão

Não há como não falar do tempo e do verão envergonhado que tem brindado o país. Trará o mês de agosto aquele calor típico da estação? Para já, a tendência não é essa.

De acordo com a meteorologista do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) Cristina Simões, o mês vai arrancar com uma “pequena descida da temperatura máxima, alguma nebulosidade matinal no litoral que se dissolve ao longo do dia e vento um pouco mais intenso no litoral e nas terras altas durante a tarde”.

A especialista frisa que o vento que se tem intensificado é típico desta altura do ano. Trata-se do fenómeno conhecido como nortada.

O que já não será tão típico é as temperaturas “não muito elevadas” para época.

As regiões do interior vão registar as temperaturas mais altas, com Beja e Évora a “chegar aos 34ºC e 35ºC no máximo”. No litoral, as temperaturas máximas vão variar entre os 22ºC e 28ºC, onde está prevista, para o dia 3 e 4 de agosto, probabilidade de chuviscar.

Cenário um pouco diferente é o esperado para o Algarve, onde as máximas vão rondar entre os 30ºC e 32ºC. Apesar disso, e embora menos intenso, a região não estará imune ao vento que se intensifica durante a tarde.

Com os dados todos em cima da mesa, o que esperar de agosto? As previsões a 10 dias registam uma tendência para um tempo “mais fresco, mais húmido e precipitação no litoral”, confirmando-se o verão “realmente tímido”, um cenário positivo para o problema dos incêndios, destacou a especialista. 

Já no que toca à segunda quinzena, Cristina Simões refere que ainda é muito cedo para fazer previsões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório