Meteorologia

  • 18 JULHO 2019
Tempo
26º
MIN 23º MÁX 30º

Edição

Pais de Matilde confirmam que tratamento vai ser pago pelo Estado

Casal foi informado de que todas as crianças com Atrofia Espinhal Muscular - Tipo I, que estiverem clinicamente aptas, poderão ser abrangidas pelo Zolgensma.

Pais de Matilde confirmam que tratamento vai ser pago pelo Estado

Os pais da bebé Matilde confirmaram nas redes sociais que o Estado vai comparticipar o fármaco Zolgensma, o único medicamento que dá esperança de uma vida digna à menina e a todas as crianças diagnosticadas com Atrofia Espinhal Muscular - Tipo I (AME - Tipo I).

Numa publicação partilhada no Facebook, na página 'Matilde, uma bebé especial', o casal começou por dar conta do estado de saúde da menina.

"A Matilde já fica mais tempo sem o suporte respiratório e, de dia para dia, está a ficar melhor", descreveram.

De seguida, contaram aos seguidores que, na manhã desta segunda-feira, foram esclarecidos sobre os próximos passos a dar em busca do tratamento da filha.

Esta terça-feira de manhã, a pequena Matilde vai começar a receber o Spinraza, um tratamento que já existe em Portugal e que, neste momento, é o único disponível para ajudar a travar a doença. Contudo, segundo os pais da menina, o fármaco, Zolgensma, pelo qual sempre lutaram, vai ser administrado em breve e em Portugal, apesar de só ser autorizado nos EUA.

"O novo tratamento (Zolgensma) nos EUA sempre foi a nossa opção, mas agora é possível administrar o Zolgensma em Portugal e de forma segura. É clinicamente melhor para a Matilde, ou seja, a parte burocrática foi ultrapassada", garante o casal.

Além desta boa nova, a família avança que "todas as crianças com AME - Tipo I, e que estiverem clinicamente aptas, poderão ser abrangidas pelo Zolgensma e o pedido deste novo medicamento é comparticipado pelo Estado".

Quanto aos mais de 2 milhões de euros angariados, com a ajuda dos portugueses, para adquirir o medicamento que tem esse valor, nos EUA, o casal garante que mantém o seu compromisso e que todo o valor que não seja utilizado com a Matilde, "será entregue a outras 'Matildes'".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório