Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Parlamento manifesta pesar pelas "vítimas" da República Democrática Alemã

O parlamento aprovou hoje um voto de pesar apresentado pelo PSD em memória das vítimas do regime comunista da República Democrática Alemã, que contou com votos contra do PCP e abstenção do BE e dos Verdes.

Parlamento manifesta pesar pelas "vítimas" da República Democrática Alemã
Notícias ao Minuto

13:09 - 21/06/19 por Lusa

Política Comunismo

"Faz hoje particular sentido recordar que a 16 de junho de 1953 iniciou-se, na República Democrática Alemã, um levantamento popular, o qual se insurgia pelas condições laborais draconianas impostas pelo regime soviético sobre a população da República Democrática Alemã", refere o texto dos sociais-democratas, que aponta para mais de 50 mortes na sequência da repressão policial dessas manifestações.

O PSD refere ainda um número "avassalador" de feridos e "milhares de cidadãos" presos na sequência destas manifestações, "inclusivamente cidadãos que foram condenados à pena de morte".

"A memória de todos os cidadãos que perderam a vida e que ficaram gravemente feridos, bem como o futuro da defesa dos Direitos Humanos, deve ser respeitado acima de toda e qualquer diferença ideológica, devendo as democracias promover a educação das gerações mais jovens na observância destes valores, particularmente quando se assiste atualmente a movimentos de protesto onde milhões de cidadãos clamam nas ruas por liberdade e democracia, contra sistemas totalitários", defende o PSD.

Na parte resolutiva do voto hoje aprovado, refere-se que a Assembleia da República "presta homenagem a todas as vítimas do regime comunista durante o levantamento popular ocorrido na República Democrática Alemã em 1953, renovando o seu compromisso de não esquecer e de, preservando a memória, defender o valor fundamental da Democracia".

Também aprovado, por unanimidade, foi um voto de pesar e condenação pelas mortes e violência no Sudão, apresentado pelo deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.

No texto, o deputado -- que no início da legislatura foi eleito nas listas do PS -- invoca as notícias que apontam para "mais de 100 mortos, 70 pessoas violadas e mais de 500 feridas", no seguimento da destituição do presidente Omar al-Bashir.

"Juntamos, por isso, a nossa voz à do Enviado Especial da ONU para Violência Sexual em Conflitos, Pramila Patten, que exige a cessação imediata e completa de toda a violência contra civis, incluindo a violência sexual. A Assembleia da República manifesta o seu pesar pelas vítimas e a firme condenação relativamente a todos os tipos de violência exercidos sobre os civis do Sudão e apela ao diálogo pacífico entre todas as forças envolvidas no conflito", refere o voto hoje aprovado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório