A Procuradoria-Geral da República fez saber, em conjunto com a Polícia Judiciária, que um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o grupo extremista Estado Islâmico.
Segundo a TVI24, o ora detido chama-se Rómulo Costa e é irmão de Celso e Edgar Costa, dois jihadistas também de nacionalidade portuguesa, que entretanto já morreram a combater nas fileiras do Daesh.
Rómulo é suspeito de apoiar o terrorismo através da célula de Leyton, nos arredores de Londres.
O português terá prestado apoio logístico ao “movimento de outros nacionais para os territórios do Iraque e do norte da Síria”, incluindo os dois irmãos e os outros portugueses cuja radicalização é conhecida há muito - Fábio Poças, Nero Saraiva, Sadjo Turé e Sandro Monteiro.
No comunicado emitido pelas autoridades na segunda-feira lê-se também que a operação foi levada a cabo na madrugada de domingo no âmbito de uma investigação criminal sobre terrorismo, em especial sobre a participação de cidadãos portugueses nas fileiras do Estado Islâmico.
Presente a tribunal, no decorrer do dia de ontem, Rómulo Costa ficou sujeito à medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.