Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Deputados aprovam proposta do PCP que aumenta em 5 horas a formação anual

O grupo de trabalho parlamentar de alterações à lei laboral aprovou hoje uma proposta do PCP que aumenta de 35 para 40 o número mínimo de horas de formação anual que o trabalhador tem direito.

Deputados aprovam proposta do PCP que aumenta em 5 horas a formação anual
Notícias ao Minuto

21:33 - 11/06/19 por Lusa

Política Código do Trabalho

A medida foi aprovada com os votos favoráveis do PS, BE e PCP no âmbito da votação indiciária às várias propostas de alteração ao Código do Trabalho que foram apresentadas pelo Governo e pelos diversos partidos.

O PCP tinha apresentado várias alterações ao artigo que enquadra a formação contínua, mas apenas foi viabilizada a norma que alarga o número de horas mínimo de formação.

Na redação atualmente em vigor está previsto que "o trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de trinta e cinco horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano".

Com a proposta do PCP, o número mínimo aumenta para as 40 horas anuais.

Os votos favoráveis do PS, BE e PCP deram também 'luz verde' a uma outra proposta dos comunistas que elimina da lei a norma que faz cessar ao fim de três anos os créditos de horas de formação não utilizados.

O grupo de trabalho que foi criado no âmbito da Comissão de Trabalho e Segurança Social sobre a revisão da lei laboral começou hoje o processo de votações indiciárias, tendo marcado duas novas sessões para os dias 26 e 27 de junho.

Estas votações serão depois confirmadas em sede de Comissão, antes do diploma final subir a plenário para votação final global, o que deverá acontecer antes de o parlamento encerrar para férias, em 19 de julho.

Nesta primeira sessão de votações foram também aprovadas alterações defendidas pelo Bloco de Esquerda à atual redação dos artigos do Código do Trabalho com o objetivo de dar aos doentes oncológicos os mesmos direitos que a lei confere aos trabalhadores com deficiência ou doença crónica.

O PS acabaria por aceitar viabilizar algumas das alterações propostas, mas sugerindo uma redação alternativa para que a menção "doença oncológica" fosse substituída por "nomeadamente doença oncológica ativa em fase de tratamento".

Esta disposição passará assim a aplicar-se no caso de, por exemplo, na dispensa da prestação de trabalho se puder "prejudicar a sua saúde ou segurança no trabalho".

A proposta teve os votos contra do PSD e do CDS/PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório