Procurar

Sporting ao ataque. O ponto de situação de Suárez, Vagiannidis e Mangas

Bicampeões nacionais querem fechar o plantel às ordens de Rui Borges o mais rapidamente possível, depois de selarem a venda de Gyokeres ao Arsenal, por uma verba que pode superar os 76 milhões de euros.

Sporting ao ataque. O ponto de situação de Suárez, Vagiannidis e Mangas

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
27/07/2025 06:35 ‧ há 2 meses por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mercado

O Sporting está a preparar-se para dar uma 'aceleradela' no mercado de transferências de verão, depois de ter fechado, de uma vez por todas, aquela que foi uma das 'novelas' do defeso, ao anunciar a venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal, a troco de uma verba na ordem dos 65,8 milhões de euros, contemplando o acordo mais de dez milhões de euros em bónus dependentes do cumprimento de objetivos desportivos.

 

Com a Supertaça Cândido de Oliveira no horizonte (o dérbi perante o Benfica, no Estádio do Algarve, está agendado para as 20h45, hora de Portugal Continental, da próxima quinta-feira), a direção liderada por Frederico Varandas dá o tudo por tudo para fechar o plantel às ordens de Rui Borges o mais rapidamente possível.

Neste momento, em cima da mesa, estão as aquisições de um lateral-esquerdo, um lateral-direito e, claro está, um ponta-de-lança capaz de dar garantias de golos, dada a saída do internacional sueco, que, no espaço de apenas duas temporadas, somou 97 remates certeiros e ainda 27 assistências ao cabo de 102 jogos oficiais.

Os alvos, por seu lado, estão já totalmente identificados, e, de acordo com a edição deste domingo do jornal A Bola, as negociações seguem a bom ritmo. De tal maneira que, neste momento, tudo aponta para que o 'fumo branco' entre todas as partes envolvidas surja já no decorrer dos próximos dias.

Agora é oficial. Arsenal confirma contratação de Gyokeres ao Sporting

Agora é oficial. Arsenal confirma contratação de Gyokeres ao Sporting

Avançado sueco está de volta a Inglaterra após dois anos de muitos golos em Portugal ao serviço dos bicampeões nacionais. Chega assim ao fim a longa novela de verão que protagonizou.

Rodrigo Querido | 19:00 - 26/07/2025

Luis Suárez é o goleador e está quase selado

Destes três dossiês, o primeiro a ficar encerrado deverá ser o de Luis Suárez, jogador há muito acompanhado pelos bicampeões nacionais em título tendo em vista a potencial saída de Viktor Gyokeres, que acabou mesmo por concretizar-se, depois de um 'bate-pé' que obrigou, inclusive, o seu empresário, Hasan Çetinkaya, a abdicar da comissão de 10% a que teria direito.

O internacional colombiano chegou a Lisboa na passada sexta-feira, e, desde então, ambas as partes têm vindo a 'limar as arestas' de um acordo que, ao que tudo indica, irá render ao Almería uma verba na ordem dos 20 milhões de euros, à qual poderão acrescer outros cinco milhões de euros, mediante o seu rendimento desportivo.

O avançado de 27 anos de idade deverá assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas, com uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros, e ser oficialmente apresentado, já este domingo, como o quinto reforço verde e branco para 2025/26, seguindo as pisadas de Giorgi Kochorashvili, Rui Silva, Alisson Santos e João Virgínia.

Vagiannidis à espera do... castigo

Giorgios Vagiannidis também tem já 'pé e meio' em Alvalade, depois de uma autêntica 'maratona' de negociações com o Panathinaikos, que terá culminado num entendimento a rondar os dez milhões de euros. No entanto, acrescenta a publicação, só deverá ser anunciado no Sporting depois de quarta-feira.

Isto porque, os verde e brancos pretendem que o internacional grego cumpra... um jogo de castigo sob as ordens do treinador português Rui Vitória, depois de ter recebido ordem de expulsão na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que culminou numa derrota perante o Rangers, por 2-0, estando, assim, livre para disputar a prova milionária de leão ao peito, logo desde a primeira jornada da fase de liga.

Mangas à vista

Finalmente, para o lado esquerdo da defesa, o eleito é Ricardo Mangas, jogador que alinha ao serviço do Spartak Moscovo e que Rui Borges conhece desde o tempo em que com ele trabalhou, no Mirandela, sem esquecer que, já passada temporada, ambos também se cruzaram, ao serviço do Vitória SC.

As negociações entre portugueses e russos seguem a bom ritmo, pelo que o jogador de 27 anos de idade é esperado, brevemente, em Alvalade, para lutar pela titularidade com Maxi Araújo e Matheus Reis, ainda que este último não tenha continuidade assegurada no Sporting, fruto do interesse de diversos clubes brasileiros, entre eles, o Palmeiras.

Leia Também: Sporting tenta empréstimo de Jota Silva. Nottingham 'torce o nariz'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si