Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Verão fora de tempo. Está a chegar um fim de semana escaldante

Fim de semana vai ser de muito sol e de temperaturas a chegar aos 35ºC em algumas regiões do território continental. Domingo vai ser o dia mais quente.

Verão fora de tempo. Está a chegar um fim de semana escaldante
Notícias ao Minuto

11:20 - 10/05/19 por Melissa Lopes

País IPMA

Olhando para o tempo lá fora, esta sexta-feira, custa a acreditar que amanhã o dia de será de sol e de temperaturas altas. Mas é isso que nos diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Conforme já era esperado, o fim de semana vai ser de muito sol e de temperaturas que vão chegar aos 35ºC.

Se esta sexta-feira a realidade ainda é de chuviscos em algumas regiões do continente (embora já com as temperaturas mais elevadas), a partir de sábado o cenário será de verão autêntico. 

Para sábado, o IPMA prevê para o território continental céu pouco nublado ou limpo e uma pequena subida da temperatura mínima e uma subida mais significativa da temperatura máxima, prevendo-se que os termómetros cheguem aos 30ºC em Faro, Beja, Évora e Santarém.

No resto do território continental, Lisboa espera uma máxima de 28ºC, no sábado, e temperaturas máximas a variar entre os 21ºC e os 29ºC na região Norte e Centro. 

No dia mais quente, domingo, a previsão aponta para as seguintes máximas. Com 35ºC, os distritos de Santarém e Setúbal serão os mais quentes. Lisboa chegará aos 34ºC, Beja e Évora aos 32ºC, Leiria e Coimbra aos 31ºC, Braga e Castelo Branco aos 30ºC. 

Os distritos de Aveiro e do Porto podem contar com uma temperatura máxima de 29ºC no domingo, Viana do Castelo, Guarda e Portalegre  28ºC, Vila Real e Bragança 27ºC e Guarda 26ºC. 

Cenário completamente diferente é o que se espera nos Açores, onde se prevê chuva tanto no sábado como no domingo, e temperaturas máximas a variar os 18ºC e 19ºC. 

Na Madeira, espera-se tempo encoberto e máximas que rondarão os 23ºC e 24ºC. 

De acordo com a previsão do IPMA a dez dias, a chuva poderá estar de regresso ao território continental precisamente dentro de uma semana, situação que será acompanhada de uma nova descida da temperatura. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório