Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Sintra investe 2,4 milhões até 2021 em escolas de Algueirão-Mem Martins

A intervenção em 14 escolas da freguesia de Algueirão-Mem Martins prevê um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, até 2021, visando melhorar a qualidade dos estabelecimentos de ensino, informou hoje a Câmara de Sintra.

Sintra investe 2,4 milhões até 2021 em escolas de Algueirão-Mem Martins
Notícias ao Minuto

13:45 - 02/05/19 por Lusa

País Freguesias

O plano de intervenção nas escolas da freguesia passa pela conservação e reabilitação dos estabelecimentos para "garantir boas condições de funcionamento", assegurando "a estanquidade e as condições de conforto", bem como "a remoção de coberturas em fibrocimento", explicou uma nota da autarquia.

A requalificação energética de edifícios, com o objetivo de contribuir para a melhoria do conforto térmico, inclui intervenções ao nível do isolamento exterior, substituição de caixilharias, colocação de painéis fotovoltaicos e solares térmicos e aquecimento por biomassa.

A requalificação de cozinhas, com vista a garantir a segurança alimentar através da remodelação e ampliação das instalações e substituição de equipamentos obsoletos, também está prevista, assim como a reabilitação de logradouros para atividades desportivas e lúdicas.

As intervenções de conservação e beneficiação programadas para 2018/2019 já foram executadas em duas escolas, encontram-se em execução em duas e para três estabelecimentos estão a ser contratadas as empreitadas.

Em duas escolas estão executados os trabalhos de requalificação energética, a requalificação energética está em curso num estabelecimento, enquanto a intervenção em logradouros está em execução num e em fase de contratação em outros dois, estando a ser contratada a ampliação de outra escola.

Na programação para este ano está prevista a conservação e beneficiação em três estabelecimentos, em fase de contratação das obras.

"Deveria ser o Estado a fazer, mas nós fazemos, porque podemos e porque os nossos jovens têm de ter o mínimo de dignidade nas suas instalações escolares", referiu o presidente da câmara, Basílio Horta (PS), citado na mesma nota da autarquia.

O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra, apresentado em março de 2018, prevê intervenções em 98 estabelecimentos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório