Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 30 mil já assinaram petição pelo fecho dos shoppings ao domingo

A questão surgiu depois de, no dia de Páscoa, o bispo do Porto ter dito que os centros comerciais e os supermercados estarem abertos ao domingo é uma questão de “esclavagismo” laboral.

Mais de 30 mil já assinaram petição pelo fecho dos shoppings ao domingo
Notícias ao Minuto

14:07 - 23/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Cidadãos

O bispo do Porto defendeu, durante a homilia de Páscoa, que domingo é o dia da família e que, por isso, os centros comerciais e supermercados não deveriam estar abertos. “Esclavagismo” laboral e “ganância” foram os termos utilizados pelo responsável da diocese do Porto para se referir ao estado do mercado de trabalho atual.

À margem deste discurso, a cadeia de supermercados Lidl optou por não abrir nenhum estabelecimento no domingo de Páscoa para que os funcionários aproveitassem o dia em família. Já as lojas Pingo Doce, Continente e Jumbo abriram, mas encerraram mais cedo do que o horário habitual.

Aproveitando que o tema, que estava a ser falado na comunicação social, foi criada uma Petição Pública a exigir o encerramento de supermercados e centros comerciais ao domingo.

“Será que realmente precisamos de ter um shopping aberto todos os dias da semana, das 10h da manhã às 23h/00h? Deixaríamos nós de fazer compras ou de ter em casa o necessário se os shoppings em Portugal encerrassem ao domingo? Deixaríamos de ir ao shopping se durante a semana ele encerrasse às 21h e não mais tarde? A resposta é NÃO. NÃO. NÃO”, lê-se no texto que acompanha a petição.

Até às 13h30 desta terça-feira, a petição já contava com mais de 35 mil assinaturas, sendo que qualquer petição subscrita por um mínimo de mil cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia. E se for subscrita por mais de quatro mil cidadãos é apreciada em Plenário da Assembleia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório